São Paulo – A rede de cafeterias Starbucks estreia no Brasil nesta semana o seu aplicativo oficial, que permite realizar pagamentos no smartphone, bem como encontrar lojas próximas. 

Disponível para aparelhos com sistema Android ou iPhones, o app agiliza as compras, já que, para pagar, são necessários poucos toques na tela do smartphone.

De acordo com a Starbucks, o pagamento móvel representa mais de 20% de todas as transações nas lojas da companhia nos Estados Unidos. São 7 milhões de pagamentos por semana no país.

Por enquanto, o aplicativo não vai permitir realizar pedidos à distância, como já acontece em alguns locais e ajuda a reduzir filas nas cafeterias da rede.

No Brasil, o app permitirá realizar as seguintes atividades:

- pagar pedidos pelo smartphone utilizando o Starbucks Card;

- localizar de lojas;

- acompanhar estrelas acumuladas no programa My Starbucks Rewards;

- checar saldo e recarga de créditos;

- proteger a conta por senha;

- transferir saldo entre Starbucks Cards;

O app da Starbucks já estava disponível em uma série de países antes de chegar ao Brasil. São eles: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Coréia do Sul, Austrália, Áustria, República Tcheca, França, Alemanha, Kuwait, Rússia, Cingapura, Hong Kong, Macau, México, Malásia, Polônia, Suíça, Tailândia, Taiwan e Porto Rico. 

Adam Brotman, chefe da divisão digital do Starbucks, concedeu uma entrevista exclusiva a EXAME.com. Confira os melhores trechos a seguir.

EXAME.com: Por que a Starbucks decidiu lançar esse aplicativo no meio da crise econômica pela qual o país está passando? 

Adam Brotman: A introdução de nosso aplicativo móvel no Brasil, um dos nossos mercados mais importantes da América Latina, nos ajudará a conectar e engajar os nossos clientes, como nunca feito antes. O Brasil é o lar de mais de um terço de todos os usuários de celulares na América Latina e a inovação móvel e digital está avançando rapidamente no país. Smartphones lideram o uso de dispositivos móveis no Brasil e sabemos que nossos clientes querem ficar à frente da curva quando se trata de inovação no segmento de smartphones. Ao mesmo tempo, os brasileiros estão à procura de valor e uma experiência de consumo envolvente. 

Nossa presença de varejo focada no eixo Rio-SP, combinada com as atuais tendências, gostos e preferências dos clientes, tornam este o momento certo para trazer o nosso aplicativo móvel para o mercado. O aplicativo irá aumentar o número de clientes que têm agora uma maneira mais rápida e mais fácil de pagar na Starbucks, reduzindo o tempo de transação, o que é bom para o cliente que está pagando e bom para todos na fila. O app também vai permitir que possamos nos engajar e recompensar os nossos clientes mais fiéis – membros do programa My Starbucks Rewards – de uma forma original e inovadora. Desde o lançamento do programa de recompensas no Brasil no final de 2014, triplicamos o número de clientes que pagam com o seu Starbucks Card. Esperamos que o aplicativo impulsione esse crescimento e aumente ainda mais o envolvimento e valor para os membros do nosso programa.

Falando de forma global, o app é mais popular nos dispositivos iOS ou Android? 

Não temos como calcular esse valor, mas nos esforçamos para oferecer as duas opções para os clientes sempre que possível. Para clientes no Brasil, o aplicativo para Android, disponível no Google Play, está disponível para telefones que rodam o Android 4 ou superior e o aplicativo para iPhone está disponível na App Store, está disponível para iPhone 4s + e iOS 7+.

A Forbes informou que o app processou mais de 4 milhões de pagamentos por semana no último ano. Esse número está atualizado? 

Atualmente alcançamos uma média de mais de 7 milhões de transações realizadas em dispositivos móveis por semana em nossas lojas nos Estados Unidos, o que representa mais de 21% de todas as transações, mais do que o dobro do que nós informamos há dois anos. Isso é mais do que qualquer outro varejista no mercado. Nós não relatamos um número global de transações realizadas via pagamento em dispositivos móveis, mas estamos muito satisfeitos com os números iniciais e estamos só começando a explorar a oportunidade móvel e digital nos mercados emergentes em todo o mundo. Como a nossa presença global continua a crescer, agora com 23.000 lojas em 70 países, o engajamento nesse segmento [móvel e digital] com foco em fidelização, pagamento e, em alguns mercados, realização de pedidos em loja, se tornou uma parte fundamental da Experiência Starbucks e do relacionamento com os nossos consumidores. 

Qual você considera a melhor razão para que as pessoas façam o download do app aqui no Brasil? 

Nossos clientes estão à procura de produtos e serviços de valor agregado, mas eles também estão à procura de formas divertidas, inovadoras e envolventes de vivenciar experiências de varejo que complementem seus gostos e preferências. Acredito que nossos clientes no Brasil vão descobrir que o aplicativo móvel Starbucks os atende em ambas as frentes. Os membros do programa MSR (My Starbucks Rewards™), em particular, que são nossos clientes mais fiéis, vão se beneficiar do aplicativo logo de cara: será mais rápido e mais fácil de pagar em loja, e o cliente terá mais agilidade e facilidade para controlar e resgatar seus prêmios no aplicativo móvel. 

Os pagamentos móveis aqui no Brasil ainda estão crescendo, mas as pessoas usam muito os aplicativos de bancos. Com o app da Starbucks, as Olímpiadas, e o lançamento do Samsung Pay em 2016, vocês acreditam que esse setor está em crescimento? 

Estamos otimistas em relação à oportunidade que enxergamos à frente. A penetração móvel continua a crescer constantemente no Brasil, especialmente a adoção de aplicativos que tornam as atividades diárias mais rápidas e fáceis, como aplicativos de mensagens instantâneas, aplicativos bancários e de táxi. Mais do que apenas velocidade e conveniência, os clientes querem se sentir mais conectados com as marcas das quais estão comprando, de forma que o consumo se enquadre em seu estilo de vida. Os clientes querem valor e querem ser recompensados por sua fidelidade e, como eles fazem cada vez mais uso do smartphone, vamos naturalmente continuar a ver inovações empolgantes no espaço de pagamento móvel durante os próximos anos. Para a Starbucks®, à medida em que continuamos a expandir nossa marca na América Latina e em todo o mundo, o engajamento móvel e inovação se tornarão uma parte cada vez mais central da experiência Starbucks e da relação que construímos com nossos clientes.

O aplicativo passou por alguma mudança antes de ser trazido para o Brasil? 

Quando lançamos o aplicativo em algum mercado, nós avaliamos as necessidades locais assegurando que as características principais como pagamento, recompensas e localizador de lojas estejam inclusas na ferramenta. Uma coisa interessante sobre o aplicativo que chega ao Brasil é um painel de controle que fornece informações que podem variar de acordo com o nível no qual o cliente se encontra dentro do programa My Starbucks Rewards. 

Algo a acrescentar?

A Starbucks investe na experiência móvel, incluindo nosso crescente programa de fidelidade e nossos aplicativos móveis, que estão ajudando a potencializar o crescimento global da empresa. Há uma clara mudança no comportamento dos consumidores quando se trata do uso de dispositivos móveis e nós estivemos na vanguarda da inovação no setor de varejo desde o início. Lançamos o aplicativo de pagamento móvel Starbucks nos EUA em 2011 e agora temos apps de pagamento móvel disponível em 22 mercados em todo o mundo (incluindo o Brasil), o que nos permite atender mais clientes de forma mais rápida e eficiente.

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