São Paulo – O assunto nas redes sociais nesta quinta-feira (3) é um site polêmico que anuncia uma suposta grande descoberta feita pela NASA, agência espacial americana. Mas tudo indica que o site não passa de uma farsa.

Segundo o site, um anúncio acontecerá em 13 de novembro, "um dia para ser lembrado e que entrará para os livros de História". "A NASA fez uma descoberta histórica que vai sacudir todo o planeta. O anúncio vai ser divulgado para a imprensa em 13 de novembro", diz o site.

Há ainda um campo com contagem regressiva. Com isso, o site abre espaço para que os internautas se cadastrem com um e-mail para receber mais informações sobre o assunto. Há também links para o Facebook, Google Plus e Twitter do jipe-robô Curiosity, que está em Marte, indicando que a descoberta estaria relacionada ao planeta vermelho.

O site é suspeito porque não está no domínio da NASA ou do governo americano. O registro do domínio deste site é do Panamá. O site também usa um template do wordpress com alguns pequenos ajustes, como o logo da NASA (provavelmente usado sem permissão).

A NASA não costuma anunciar seus eventos dessa forma. Além disso, o site foi divulgado durante a paralisação da economia dos Estados Unidos. Cerca de 90% dos funcionários estão parados pela ausência de recursos para mantê-la em funcionamento, após a falta de um acordo no Congresso americano para aprovar o orçamento. Todas as redes sociais da agência estão paralisadas, inclusive o site. Até mesmo o jipe-robô Curiosity está em modo de hibernação em solo marciano.

O site, provavelmente, é um hoax. Ou seja, uma história falsa divulgada na web com conteúdo apelativo. Esse tipo de mensagem pode ser espalhado por alguém mal intencionado, que quer se aproveitar dos e-mails cadastrados para construir uma base de dados para envio de Spam. Mas pode também ser apenas para causar polêmica.

INFO falou com um funcionário da NASA que se recusou a divulgar informações sobre o assunto. Por causa da paralisação da economia americana, os funcionários também não podem conversar com a imprensa. O funcionário disse apenas que nem sabia da existência do site. Portanto, infelizmente, é provável que não exista nenhum grande anúncio a caminho.

Tópicos: Internet, Nasa, Redes sociais