São Paulo – A página do internet banking do banco HSBC se encontra fora do ar nesta quinta-feira, em mais um dia de ataques contra sites de instituições financeiras.

A queda do site do HSBC ocorre devido a ofensiva contra bancos brasileiros realizada pelo coletivo hacker Anonymous, em uma operação chamada #OpWeeksPayment iniciada na segunda-feira. Itaú, Bradesco e Banco do Brasil já confirmaram ataques de sobrecarga em suas páginas.

Ao longo desta semana os sites dos principais bancos do país foram alvo do movimento, que promete deixar cada serviço de internet banking indisponível por um período de 12 horas por dia.

Para atingir o objetivo os hackers realizam ataques de negação de serviço (DDoS), quando sobrecarregam os servidores ao emitir múltiplos e simultâneos acessos a um mesmo website. Normalmente neste tipo de ataque não há roubo de dados, mas deixa o serviço indisponível.

O objetivo por trás das ações é alertar a população brasileira sobre a injustiça social e a corrupção que predominam no Brasil, focando as instituições financeiras. Esta semana foi escolhida por conter os principais dias de pagamento de salário no país.

A Info tentou acessar a página do internet banking do HSBC durante toda a manhã desta quinta-feira, porém desde as 11h o acesso se encontra instável ou indisponível. Em contato com a assessoria de imprensa da instituição, a mesma ainda não retornou até o fechamento desta matéria.

Tópicos: Anonymous, Bancos, Finanças, HSBC, Empresas, Empresas inglesas, Segurança