São Paulo – A Samsung informou que os smartphones topo de linha Galaxy S6 e Galaxy S6 edge não funcionarão no seu sistema de pagamentos móveis chamado Samsung Pay. A medida vale somente para o Brasil, onde o serviço tem estreia marcada para os próximos meses, ainda sem data definida – mas o lançamento deve ocorrer antes dos Jogos Olímpicos no Rio, em agosto. 

Os celulares com suporte para o Samsung Pay serão os seguintes: Galaxy Note 5, Galaxy A5, Galaxy A7, Galaxy S6 edge+, Galaxy S7 e Galaxy S7 edge.  

Os aparelhos S6 e sua versão edge, entretanto, funcionam para realizar pagamentos nos outros mercados em que o serviço já foi lançado, como Estados Unidos e Coreia do Sul. 

Sobre o cancelamento do suporte dos smartphones Galaxy S6 e S6 edge para o mercado brasileiro, a Samsung Brasil informou o seguinte: “No Brasil optamos por habilitar os smartphones que tem a tecnologia MST e NFC para garantir a ampla aceitação nos pontos de vendas. São eles:  Galaxy Note 5, Galaxy A5, Galaxy A7, Galaxy S6 edge+, Galaxy S7 e Galaxy S7 edge.” Ao contrário do que a resposta dá a entender, os modelos que ficaram de fora do Samsung Pay têm suporte para o NFC, mas não para o MST (que permite simular tarja magnética de cartões de crédito) As duas tecnologias que estão detalhadas abaixo. 

Pagamentos via celular 

O Samsung Pay é uma maneira de o smartphone tomar o lugar do cartão de crédito.  

Para que isso aconteça, um compartimento criptografado nos smartphones irá armazenar os dados do cartão bancário do usuário – recurso que está presente tanto no S6 quanto no S6 edge. Todos os principais bancos do país já têm parceria com a Samsung para que o serviço seja lançado em breve.  

Será preciso somente encostar o aparelho em um terminal de pagamentos comum e autorizar a transação com senha ou impressão digital para realizar uma compra. A comunicação acontecerá por NFC, uma tecnologia de transferência de dados por proximidade , ou por MST, que simula uma tarja de cartão tradicional.  

Seguindo os passos da Samsung, a Apple deve lançar em breve o seu serviço de pagamentos no Brasil, que é chamado Apple Pay. A empresa, porém, tem um número menor de smartphones com suporte, sendo que somente as versões iPhone 6, 6 Plus, 6s e 6s Plus poderão realizar transações em lojas físicas. 

EXAME.com – Atualização 22/03/2016 – 13h55: O texto foi alterado com esclarecimentos da Samsung Brasil sobre a tecnologia MST no Galaxy S6. 

Tópicos: Comércio, Pagamento via celular, Empresas, Samsung, Indústria eletroeletrônica, Empresas coreanas, Empresas de tecnologia, Smartphones