São Paulo – O Instituto Humano e de Computação Cognitiva da Flórida (IHMC) desenvolveu um robô que é capaz de arrumar a casa. Ele foi construído em parceria com a Boston Dynamics, braço de robôs da Alphabet (conglomerado do Google).

Um vídeo divulgado no canal do YouTube da IHMC mostra o robô realizando tarefas domésticas. Ele é capaz de varrer o chão, passar aspirador de pó e jogar garrafas de plástico fora.

O nome dele é Atlas. Ele tem um formato humanóide, com dois braços, mãos e pernas. Nada parecido com o robozinho Roomba, que é capaz de aspirar o chão da sua casa.

Graças às mãos robóticas, ele é capaz de manusear diversos objetos. No vídeo de demonstração (no final deste texto), é possível ver Atlas movendo uma cadeira, por exemplo.

A parte física dele foi desenvolvida pela Boston Dynamics. Todos os algoritmos de controle, por outro lado, são criação do IHMC.

A Boston Dynamics vem trabalhando com robôs de outro perfil. A maioria dos mostrados até agora tem um perfil quase militar. Alguns são capazes de tomar chutes e não perder o equilíbrio, por exemplo.

Devo dizer que o robô doméstico me anima mais do que os outros. Varrer o chão não é uma das minhas atividades favoritas.

Veja abaixo o vídeo do robô:

Tópicos: Alphabet, Google, Empresas, Tecnologia da informação, Empresas americanas, Empresas de tecnologia, Empresas de internet, Robôs