Aguarde...

Espaço | 19/09/2012 21:13

Robô Curiosity retoma exploração de Marte e analisa rocha

Nos últimos dias, o Curiosity tirou centenas de fotos de três eclipses parciais do Sol, encoberto pelas duas luas de Marte

NASA/JPL-Caltech/MSSS/LANL

Imagem captada pelo Curiosity em Marte

Imagem captada pelo Curiosity em Marte: nos últimos dias, o Curiosity tirou centenas de fotos de três eclipses parciais do Sol

Los Angeles - O robô americano Curiosity, que chegou a Marte em 6 de agosto, retomou sua exploração do planeta vermelho e está previsto que analise sua primeira rocha na sexta-feira, informaram esta quarta encarregados da missão de dois anos.

"Na noite passada percorremos mais 30 metros, levando a 289 metros a distância percorrida pelo robô até agora", disse John Grotzinger, do Instituto Tecnológico da Califórnia (ITC), cientista integrante do projeto.

"Fizemos bons avanços rumo a Glenelg", área geologicamente interessante na interseção de três tipos de terreno, destacou durante coletiva por telefone.

"Neste momento estamos na metade do caminho para este lugar, mas paramos periodicamente para fazer atividades distintas como, ao longo de toda a semana passada, a verificação das ferramentas", afirmou Grotzinger.

"Agora estamos prontos para fazer um trabalho científico sobre o terreno e para isto a equipe busca objetivos interessantes sobre os quais podemos começar a utilizar nossas ferramentas", declarou.

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados