Nairóbi - Milhares de pessoas se preparam para ver no próximo domingo o eclipse total do sol no Quênia, o melhor lugar onde o fenômeno poderá ser contemplado em todo planeta, informou nesta quinta-feira a imprensa local.

A expectativa é máxima no Parque Nacional de Sibiloi, na margem oriental do Lago Turkana (norte), onde está previsto que vários quenianos e turistas estrangeiros se concentrem para ser testemunhas do eclipse, que durará cerca de 15 segundos.

Embora o fenômeno irá acontecer em diferentes partes do mundo, os astrônomos acham que Sibiloi -ponto de passagem de aves migratórias, jazida de fósseis únicos e Patrimônio da Humanidade da Unesco desde 1997- oferecerá as melhores vistas pela clareza de seu céu.

Um eclipse solar acontece quando a lua passa entre o sol e a Terra, bloqueando parcialmento ou completamente o sol do ponto de vista terrestre.

Em um eclipse total de sol, que não é fácil de ver porque só acontece em uma estreita faixa sobre a superfície do planeta, o disco solar fica totalmente escurecido pela lua, enquanto em um eclipse parcial e anular, só parte do sol se obscurece.

O eclipse total de sol do próximo domingo será dos chamados "híbridos", o que significa que, em alguns momentos, será anular e em outros, total.

O governador de Marsabit (região na qual se encontra Sibiloi), Ukur Yatani, está encantado com o eclipse e espera que sirva para atrair mais turistas e investidores à zona.

"Queremos aproveitar este acontecimento para mostrar nosso potencial, que não foi explorado", afirmou Yatani, citado hoje pelo jornal "Daily Nation".

Há várias semanas, o diretor-gerente do Escritório de Turismo do Quênia, Muriithi Ndegwa, antecipou que espera-se que muitos turistas internacionais visitem expressamente o país para desfrutar do fenômeno.

"Operadores de voos charter, touroperadores e hotéis estão recebendo uma resposta arrasadora de gente que não quer perder a oportunidade de ver um eclipse total de sol", ressaltou Ndegwa.

Perante a esperada avalanche de visitantes, as autoridades do Quênia reforçaram a segurança em Sibiloi.

Tópicos: Eclipses, Ciência, Planeta Terra, Planetas, Quênia, Sol