São Paulo – Perder um filho, nem que por apenas alguns segundos, é uma situação que pode levar os pais a um ataque de nervos, além de ser extremamente perigosa para a criança. Pois um novo gadget, desenvolvido pela startup taiwanesa BeLuvv, promete minimizar a tensão dos pais, além de tornar mais seguros os passeios com as crianças.

Chamado Guardian, o dispositivo é uma peça feita em policarbonato, material similar ao usado em mamadeiras, e pode ser usado pendurado em um cordão, acoplado a um bracelete ou preso à roupa e mochilas, por exemplo.

Através do Bluetooth 4.0, o aparelho se conecta a smartphones e tablets e, via app, informa a localização da criança, emitindo um alerta na ocasião de ela se afastar do perímetro determinado pelos pais como seguro.

O aplicativo conta ainda com uma função que permite a formação de uma espécie de rede de relacionamento entre adultos que adotarem a tecnologia para seus pequenos. Então, quando uma criança se afastar dos seus pais, o app irá acionar esta “rede de segurança” e irá verificar se ela está próxima de outros usuários.

As pessoas desta rede serão informadas do sumiço da criança e poderão então auxiliar na sua busca. O Guardian é ainda à prova d’água e capaz de rastrear uma distância de até 70 metros. De acordo com a BeLuvv, a bateria do dispositivo pode durar até um ano, sendo possível trocá-la quando necessário.

É claro que o aparelho não pode substituir a atenção que os pais devem ter em seus filhos, especialmente em momentos nos quais estão em meio a multidões. O dispositivo, contudo, promete ser um assistente eficaz que poderá manter as crianças sempre seguras.

Por enquanto, o Guardian está disponível em caráter de pré-venda no site da empresa, custa 24,95 dólares e é compatível apenas com dispositivos da Apple. Segundo a BeLuvv, uma versão para Android já está em desenvolvimento e o gadget começará a ser enviado para os primeiros compradores no próximo mês. 

Tópicos: Apps, Computação vestível, Gadgets, Indústria eletroeletrônica, Tecnologia