Aguarde...

Perigo | 02/08/2011 18:10

Programa espião registra conversas telefônicas no Android

Um aplicativo maligno que vem se disseminando em smartphones com Android registra conversas telefônicas e transmite os dados a hackers

Divulgação/Google

Nexus S

O Android é o sistema operacional móvel mais atacado pelos criminosos digitais

São Paulo — A lista de programas malignos que atacam smartphones com o sistema Android não para de crescer. O mais novo nome nela é o Golddream.A, que traz uma novidade preocupante: ele registra as conversas telefônicas feitas pelo usuário e pode transmitir os dados à pessoa que o disseminou.

O programa espião foi identificado pela CA Technologies (antes conhecida como Computer Associates). Ele é distribuído junto com um joguinho gratuito. O usuário instala o jogo sem saber que, junto, vem o Golddream.A de presente. Quando a vítima faz ou recebe uma chamada, o cavalo de Troia registra o número do outro telefone e o horário. O arquivo com esses dados é armazenado no cartão de memória do smartphone. 

O programa ainda pode enviar o arquivo a um servidor na internet, seguindo uma programação definida previamente. Ele também pode ser controlado à distância por esse servidor. Assim, o criminoso responsável pela sua disseminação ainda pode fazer com que ele baixe novos códigos e execute mais tarefas malignas no smartphone. 

Os usuários do Android vêm enfrentando um número crescente de ameaças nos últimos meses. No início de março, o Google identificou 58 aplicativos que disseminavam o programa nocivo DroidDream no Android Market. Esses aplicativos foram prontamente banidos da loja online do Google. Mas outros surgiram depois deles, obrigando o Google a repetir a operação limpeza

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados