Aguarde...

Apple | 24/10/2012 15:02

Preço do iPad mini pode começar em 1.099 reais no Brasil

A Apple não divulgou quando o iPad mini vai chegar ao Brasil e nem quanto vai custar. Mas uma estimativa razoável é 1.099 reais

Apple / Reprodução

iPad mini, da Apple

Anunciado nesta terça-feira, o iPad mini chega às lojas no dia 2 de novembro nos Estados Unidos e em mais 33 paises

São Paulo — EXAME.com acionou sua bola de cristal (na verdade, uma simples planilha no Excel) para tentar prever os preços e a data de chegada ao Brasil do iPad mini, que a Apple anunciou ontem. Uma estimativa razoável para o preço da configuração mais simples é 1.099 reais. Já a data de início das vendas é mais incerta. Pode ser antes do Natal ou em janeiro. 

Vejamos alguns detalhes, começando pelos preços. Em média, um iPad custa 47% mais no Brasil que nos Estados Unidos. A diferença é maior nos modelos mais baratos, chegando a 61% no caso do iPad 2 com Wi-Fi apenas. Ela é menor nas configurações mais caras, reduzindo-se a 37% no caso do iPad com tela Retina, conexão 3G/4G e 64 GB de memória.

Com base nisso, acrescentamos de 39% a 65% aos preços americanos do iPad mini (dependendo da configuração) para ter uma ideia de quanto o tablet vai custar no Brasil. O modelo mais simples ficaria em 1.099 reais; e, o mais caro (com 64 GB de capacidade e conexão 3G/4G), 1.849 reais. Este último é também o preço do iPad com tela Retina na configuração com acesso à internet via Wi-Fi e 32 GB de capacidade.

Naturalmente, nada disso é garantido. A Apple pode decidir ser mais agressiva no mercado brasileiro (que é notoriamente sensível a preço) e lançar o iPad mini mais simples por 1.049 reais ou mesmo 999 reais. Mas, considerando a força da marca Apple e a ausência de concorrentes como o Google e a Amazon no Brasil, a empresa da maçã parece não ter motivos para baixar muito o preço aqui. 

Se essas previsões já são arriscadas, estimar a data de chegada dos novos iPad é ainda mais difícil. O “novo” iPad (de terceira geração) demorou 65 dias para começar a ser vendido oficialmente no Brasil depois de ser apresentado por Tim Cook e sua equipe. Se somarmos 65 dias à data de ontem, quando o iPad mini foi revelado, teremos 27 de dezembro. Essa data, é claro, é péssima para um lançamento de produto. 

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados