São Paulo – Uma empresa apresentou um ponto de ônibus high-tech que tem um painel com um sistema interativo de rotas de ônibus, Wi-Fi, câmera de monitoramento e um carregador que permite conectar até cinco celulares

A companhia em questão é a chamada Otima, que é responsável pelos pontos de ônibus da cidade de São Paulo, de acordo com um contrato de concessão com validade de 25 anos, em vigor desde 2013.

De acordo com Lúcio Correia, diretor de tecnologia da Otima, a ideia é que a empresa coloque esses pontos de ônibus mais modernos na cidade de São Paulo a partir de 2017. Com eles, será possível, por exemplo, realizar uma pesquisa de rota ou consultar o horário previsto de chegada de um determinado ônibus.

Correia ressalta, em entrevista a EXAME.com, que a tela usada nessa peça de mobiliário urbano é resistente – dando um murro nela para comprovar sua robustez – e deve resistir a eventuais vandalismos, bem como às variações climáticas na cidade.

Lucas Agrela/EXAME.com

Ponto de ônibus high-tech da Otima

Painel conectado: rotas de ônibus podem ser pesquisadas e compartilhadas com smartphones por QR code

Na Campus Party Brasil, que acontece no Anhembi (SP), a Otima promove uma hackatona para criação de soluções de conectividade para tornar o ponto de ônibus ainda mais inteligente. O resultado do concurso sai na tarde do próximo sábado.

O ponto de ônibus high-tech da Otima está em exposição na nona edição da Campus Party Brasil, em São Paulo, que vai até o próximo domingo (31). 

Tópicos: Internet, São Paulo, Cidades brasileiras, Metrópoles globais, Wi-Fi, Ônibus, Transportes, Transporte público, Mobilidade urbana