São Paulo - O Papa Francisco é o líder mundial mais influente do Twitter. O dado é do Twiplomacy, estudo sobre o site realizado pela empresa de comunicação Burson-Marsteller.

De acordo com o estudo, o papa recebe em média 10 mil retuítes a cada mensagem publicada em seu perfil em inglês no Twitter. O número pode variar, como aconteceu no caso de sua mensagem mais republicada - que chegou perto de 40 mil retuítes.

"As palavras mais usadas na conta do papa no Twitter são Deus, Jesus e amor", afirma o Twiplomacy - que avaliou as perfis de 643 chefes de estado, ministros de relações exteriores e instituições de 161 países.

Mais seguidos

No ranking dos mais seguidos, o Papa Francisco fica atrás apenas de Barack Obama. Em suas nove contas no Twitter, o pontífice reúne cerca de 14 milhões de seguidores - contra 43,7 milhões do presidente americano.

Quarta líder da América Latina com mais seguidores no Twitter, a presidente Dilma Rousseff tem 2,4 milhões de seguidores. Publicado em 2010, seu tuíte mais popular alcançou a marca de 7,5 mil retuítes.

Atrás de Obama e Francisco, figuram o presidente da Indonésia Susilo Yudhoyono e o novo premiê indiano Narendra Modi (ambos com cerca de 5 milhões de seguidores) - além do presidente turco Abdullah Gül, com 4,6 milhões de seguidores.

A seguir, veja outros dados do Twitter.

Tópicos: Barack Obama, Personalidades, Políticos, Dilma Rousseff, Políticos brasileiros, PT, Política no Brasil, Papas, Papa Francisco, Rankings, Listas, Redes sociais, Twitter, Empresas, Internet, Empresas americanas, Empresas de internet