Cidade do Vaticano – O papa Francisco estreou neste sábado sua conta oficial no Instagram com o nome de "Franciscus", postando uma foto sua, de joelhos, rezando, e com uma mensagem que diz "Rezai por mim", escrita em nove idiomas.

As línguas nas quais Francisco escreveu esta frase são o inglês, espanhol, italiano, árabe, francês, português, polonês, alemão e latim, as mesmas nas quais transmite suas mensagens no Twitter, onde está presente com o nome de Pontifex.

Precisamente sua estreia no Instagram foi anunciada pelo papa no Twitter com uma mensagem. "Inicio um novo caminho, no Instagram, para percorrer com os senhores o caminho da misericórdia e da ternura de Deus".

Meia hora depois, o perfil oficial do pontífice argentino na rede social de imagens já contava com mais de 70 mil seguidores e a primeira fotografia que pendurou tem mais de 10 mil curtidas.

A abertura de seu perfil em Instagram ocorreu depois que em fevereiro, Francisco manteve no Vaticano uma reunião com o executivo-chefe desta rede social, Kevin Systrom.

Então Systrom publicou na Internet que naquela ocasião ambos falaram do "poder das imagens para unir as pessoas de diferentes culturas e línguas".

A conta papal no Twitter, criada por vontade de Bento XVI, foi inaugurada em 12 de dezembro de 2012.

Francisco avaliou em diversas ocasiões a importância das redes sociais como uma maneira de levar o Evangelho a diversos cantos do mundo. EFE

Tópicos: Igreja Católica, Instagram, Empresas de internet, Papas, Papa Francisco, Internet, Redes sociais, Religião