Confira abaixo uma seleção de aplicativos para gerenciar suas mensagens, fazer videoconferência, tuitar de forma organizada e ainda gerenciar todas as suas redes sociais pelo smartphone.

1. Whatsapp

O Whatsapp é um aplicativo para BlackBerry, Android, iOS e Symbian que permite mandar SMS de graça. Ele usa a internet 3G ou Wifi para trocar mensagens entre celulares que tenham o programa instalado.

Apesar de ter começado como uma alternativa gratuita aos torpedos, o app ganhou mais recursos e hoje conta com chat em grupo e envio de imagens, vídeos e sons. Tudo isso usando o número do celular, o que o diferencia dos outros softwares de mensagens para celular.

Outra coisa legal é que a compatibilidade com vários SO possibilita que você troque mensagens de graça com praticamente qualquer amigo que tenha um smartphone.

E vendo o Whatsapp funcionar, nos perguntamos como as operadoras cobram tanto pelo envio de alguns míseros bits.

2. Skype

O Skype é um aplicativo para smartphones que utilizam a plataforma iPhone. Seguindo os padrões do Skype, o aplicativo oferece a possibilidade de conversas tanto por escrito, como também através de chamadas de voz. As conversas podem ser, de graça, com outros usuário do programa ou, pagas, para celulares e telefones fixos.

O aplicativo possibilita que o usuário faça outras atividades no celular enquanto faz uma chamada de voz. É possível consultar outros aplicativos do aparelho, como e-mail ou navegar na internet.

Apesar dessa possibilidade, é possível realizar apenas uma chamada de voz por vez. Outro recurso interessante, é a sincronização da agenda do Skype com a agenda nativa do aparelho. Sendo possível realizar ligações para seus número cadastrados através do aplicativo.

3. Tweetdeck

Com o TweetDeck, o internauta não só publica posts na rede social Twitter: ele visualiza todos os textos que escreveu no serviço e, se quiser, dá uma espiada nas mensagens que os amigos também publicaram.

Entre suas ferramentas, duas se destacam. A primeira é o sistema de busca, que ajuda o usuário a encontrar rapidamente mensagens na base da rede social sobre qualquer tema discutido por seus usuários. Já a segunda é que a permite integração com alguns recursos com o Facebook.

4. Google +

Google+ for Mobile é o aplicativo para acessar a nova rede social do Google pelo iPhone e Android. O objetivo da ferramenta consiste em facilitar o compartilhamento de conteúdos com os círculos de amizade de cada usuário do Google Plus.
É possível acessar a rede social pelo celular, onde quer que o usuário esteja. O processo torna o uso da nova rede social mais amplo, já que, com o celular, o usuário pode visualizar o stream dos círculos do Google+, além de fazer novas publicações e upload de fotos.
Com layout funcional e limpo, o app traz todos os recursos da rede do Google. Funções como a de fazer check in são feitas de maneira rápido e usando poucos cliques.

5. Linkedin

Toda a rede “social-profissional” agora também no celular. O aplicativo oficial do Linkedin permite que o usuário acesse as atualizações de seus contatos, a caixa de entrada, as solicitações, os grupos e também o perfil do usuário.
O aplicativo vem com um design impecável. Fica fácil mexer nele e entrar em contato com as pessoas da sua lista de contatos. Entretanto, ele não permite alterações no currículo. As únicas opções são o envio de mensagens e atualizações de status.

O Linkedin é gratuito para iPhone e Android (ainda nã há versão otimizada para tablets). Ele está disponível pela App Store e pelo Android Market.

6. Tumblr

Tumblr é o aplicativo oficial da rede social Tumblr.com. No app, é possível fazer tudo o que se faz no site, de maneira bastante fácil. Além de postar e compartilhar fotos, vídeos, áudio, citações, links e textos, é possível salvar rascunhos, agendar posts e customizar tweets.
Totalmente gratuito, o aplicativo também permite que você coordene múltiplos blogs. Dá também para ver e responder às mensagens que recebe. A coisa mais legal, porém, provavelmente é a integração com sua agenda do iPhone. Com ela, é possível encontrar amigos para seguir no Tumblr.

Tumblr, por enquanto, está disponível em diversas línguas, mas ainda não em português. O app é gratuito e conta com uma interface bonita e simples.

7. GetGlue

GetGlue é uma rede social no estilo Foursquare, mas o usuário faz checkin em filmes, livros, tópicos, seriados e outras atividades culturais.
É possível conectar com amigos do Facebook e Twitter (além de postar nessas redes) e descobrir o que eles estão ouvindo e assistindo. Quanto mais check ins se fizer em um programa, livro ou filme, mais fã dele o usuário será e ele poderá ganhar stickers, ou selos, conforme for acompanhando coisas diferentes. É ainda possível receber recomendações de acordo com as coisas que se acompanha na rede social.

O app é bonito, simples de usar e a função “conversas”, que permite que os usuários discutam obras diferentes, é muito legal. Ele ainda não é muito difundido no Brasil e, como qualquer rede social, fica mais interessante quanto maior for o número de amigos que estiverem também nela.

8. Facebook

O programa deixa a um clique a maioria dos recursos da rede social. O usuário consegue procurar pessoas para adicionar, enviar mensagens, ver os álbuns de fotos dos amigos e, claro, deixar recados e comentários nos outros perfis.
O app oferece notificações push. Além de dar acesso a tudo que o site oferece, como eventos, grupos e páginas. Facebook para iPhone tem um design muito simples, completo e bonito. É uma maneira fácil e rápida de acessar sua página na rede social.

O Facebook para iPhone ainda mostra o que os amigos estão comentando dentro da rede social.

9. Fring

O fring é um aplicativo que pode gerenciar os contatos de vários serviços de um usuário, além de acompanhar mudanças em redes sociais como Facebook e Last.fm. O app também se vangloria por ser o único a realizar videoconferências de graça com até quatro usuários.

Mas o fring não é um simples software de mensagens, ele também é uma solução de VoIP (voz por IP), o que permite fazer ligações locais e internacionais por uma conta de Skype ou créditos comprados pelo app. O software também pode agregar contatos de múltiplos serviços de mensagens, como MSN, Google Talk, ICQ, SIO, Twitter, Yahoo! e AIM.

O programa possui uma interface simples, com opções úteis para exibição de contatos, busca por amigos e edição de perfil do usuário.

Um ponto negativo do fring é não importar as categorias (grupos) do MSN e outros serviços, gerando uma lista única para os contatos, o que dificulta a localização e uso quando o usuário possui um número muito grande de amigos.

É possível mandar arquivos armazenados no smartphone para os contatos, assim como receber itens e armazená-los no disco local. Além de usar a rede de VoIP do Skype, o Fring também conta com uma rede própria e é compatível com serviços baseados no protocolo SIP.

O programa ainda pode enviar microposts para o Twitter. No entanto, o suporte a esse serviço é fraco, seguindo a interface de mensagens instantâneas, sem dar suporte ao modo específico de postar do Twitter. Roda em iPhone (e iPod Touch), Android, Windows Mobile, Symbian e telefones com suporte a Java.

10. Facebook Messenger

Facebook Messenger é um aplicativo de mensagens instantâneas que usa o Messenger nativo do Facebook para enviar “SMSs” pela rede de dados. O que diferencia esse app da sua (extensa) lista de concorrentes é que, além de ser multiplataforma – há a versão para iOS, Android e Blackberry – ele também sincroniza as mensagens com o próprio site Facebook.com. É possível, portanto, utilizá-lo até para falar com quem não tem nenhum desses celulares.

A nova versão do aplicativo, que foi lançado meses atrás, mas só agora está disponível na App Store Brasileira, tem suporte para mais línguas, inclusive o português. Outras novidades são, além do suporte ao iOS5, a possibilidade de ver quem está online ou no celular e ver quando a outra pessoa está digitando – além de outras mudanças de performance e uma lista de contatos mais acessados.

O app possui todas as configurações básicas de aplicativos do gênero. É possível adicionar localização e fotos às mensagens, além de criar conversas em grupo. O usuário também pode controlar os tipos de configurações de alerta para cada conversa.

Facebook Messenger é um aplicativo clean e bonito, a sincronização com a web é um diferencial grande. Entretanto, ele ainda não possui ferramentas presentes em alguns de seus concorrentes. Falta suporte para vídeos, notas de áudio e compartilhamento de contatos. Além disso, não há maneira de saber se a pessoa com quem você está conversando recebeu ou leu sua mensagem.

O aplicativo é gratuito e multiplataforma.

11. Viber

O Viber é um aplicativo de Voip e chat. Compatível com Android e iOS, ele faz chamadas e manda mensagens gratuitamente para outros aparelhos com o app instalado.

Seu maior diferencial é que não exige a criação de um login: ele usa o próprio número de telefone do usuário para identificá-lo. Na prática, isso significa que não é necessário ficar decorando usuários nem adicionando amigos para ligar para alguém, basta saber seu número de celular comum. O Viber, aliás, é automaticamente sincronizado com a agenda de contatos e indica aqueles que já usam o serviço.

Tanto os recursos de chat quanto de ligações funcionam bem, mas o primeiro é mais limitado que o de concorrentes. Não é possível, por exemplo, mandar imagens ou mesmo emoticons.

Por fim, a interface, organizada e bastante limpa (não tem anúncios), é eficiente mesmo em telas relativamente pequenas.

12. Twitter

O aplicativo Twitter para iPhone leva para a telinha do celular todos os recursos do microblog. Com ele, o usuário consegue enviar mensagens e fotos para os amigos, consultar os tuítes dos amigos e os trendings topics e, além disso, acessar os recursos do serviço.
O software oferece ainda ferramentas de buscas de tuítes, de usuários e temas populares que bombam na rede. O bacana é que ele é democrático: as pessoas que não têm uma conta de Twitter acessam os tuítes dos amigos sem problemas. Tal como o Twitter, o software não custa um tostão sequer.

O Twitter iPhone App é compatível com o iPod Touch.

13. Foursquare

Fazer check ins automáticos, colecionar badges (medalhas), dar dicas para cada estabelecimento e compartilhar seu status com amigos no Facebook e no Twitter automaticamente.

Esses são os principais destaques do aplicativo oficial do Foursquare, que também permite enviar fotos para completar sua visita aos locais. O app é atualizado com frequência e é conhecido por sua estabilidade. Além disso, ele vem com um visual impecável. São cinco abas fáceis de entender (friends, explore, check in, lists, profile) e tudo em um design simples e bonito.

O aplicativo é gratuito e tem versões para iPhone, Android e Windows Phone.

14. Instagram

O Instagram é um aplicativo para iPhone, com ele o usuário pode editar e compartilhar suas fotografias. É possível adicionar contatos, segui-los e visualizar suas fotos, como se fosse uma rede social.
O usuário pode tirar fotos na hora ou até mesmo utilizar alguma imagem antiga, armazenada no iPhone. São diversos filtros a serem aplicados para deixar a imagem com aparência antiga, em preto e branco ou como uma lomografia. Além disso, há efeitos de blur, tilt shift e todos podem ser vistos como um live-preview e mudados após a foto ter sido tirada.

Ainda é possível adicionar a localização de onde a foto está sendo compartilhada. O aplicativo ainda dá uma grande força ao usuário quando o assunto é compartilhar a imagem. Ele pode upar a foto automaticamente para redes como Twitter, Facebook, Flickr, entre outras.

O aplicativo é muito fácil de usar e divertido e faz quase que indispensável para usuários que curtem fotografar e compartilhar imagens.

15. Kekanto

O Kekanto é um guia de bares, restaurante e baladas que dá sugestões conforme a localização do usuário.
O diferencial do app são as avaliações dos estabelecimentos, feitas pela comunidade que usa o serviço. Cada usuário pode publicar sua resenha e enviar fotos.

O aplicativo tem uma interface linda, fácil de mexer e agradável. Ele ainda possui forte integração com Twitter e Facebook e um grande caráter social: dá para ver onde seus amigos fizeram check in e os lugares favoritos deles. Kekanto é gratuito e tem versões para iOS e Android.

16. Flickr

Um programa redondinho para quem gosta de tirar fotos. Fácil explicar. O Flickr para iPhone tem ferramentas para o usuário fotografar com a câmera do smartphone e, imediatamente, subir a foto para o álbum online.

Oferece ainda recursos para colocar informações geográficas na foto e compartilhar imagens com os amigos. O aplicativo também pode ser usado para verificar o álbum de imagens dos amigos.

Tópicos: Apps, iPhone, Smartphones, Celulares, iPhone e iPad, Internet, Redes sociais