São Paulo – Um estudo global realizado pela Opera Software mostra quais são os cinco aplicativos que mais gastam dados de internet móvel sem que o usuário queira.

Os apps do Facebook Messenger e do Gmail foram os que mais apresentaram consumo de dados em segundo plano, sendo que 73% dos gastos totais ocorrem sem que o usuário esteja interagindo com eles. 

Em seguida, aparecem Google Drive, WhatsApp e Hangouts, com 57%, 54% e 39%.

O estudo foi feito com base nos dados de usuários de celulares com sistema Android. O número de aparelhos analisados pela Opera não foi divulgado.

Junto com a divulgação desse levantamento, a Opera anuncia uma atualização para o seu aplicativo para smartphones Android chamado Opera Max, que agora enviará alertas sobre o consumo de internet móvel em segundo plano.

Além de dados de navegação, restringir o acesso de apps à internet dessa maneira também reduz o gasto de bateria do smartphone – mas essa quantia varia de caso a caso.

O porém é que proibir a sincronização de novidades dessa forma implica que você só verá, por exemplo, uma nova mensagem no Facebook Messenger quando abri-lo.

O Opera Max envia as requisições de dados para os servidores da Opera, onde elas são comprimidas e levadas novamente ao smartphone em tempo real. Isso faz com que o consumo de internet móvel seja reduzido em diversos apps, como WhatsApp, Netflix e Youtube.

Tópicos: Apps, Apps Android, Android, Celulares, Indústria eletroeletrônica, Internet, Internet móvel, Smartphones, Telefonia