São Paulo – A Wi-Fi Alliance certificou um novo padrão de conexão sem fio nesta semana. Chamado Wi-Fi HaLow, ele pode ter até um alcance duas vezes maior do que o seu sinal Wi-Fi atual.

O novo padrão surge como uma variante da versão existente da rede 802.11ah. Seu alcance maior se dá pelo fato do sinal ser transmitido em frequências sub-1GHz por meio do espectro de 900 MHz – usado por operadoras no Brasil. 

No entanto, os aparelhos com esse tipo de Wi-Fi também serão retrocompatíveis. Ou seja, um roteador com Wi-Fi HaLow pode oferecer uma conexão de internet para um gadget que tenha suporte para as frequências de 2 GHz e 5 GHz.

Os primeiros produtos certificados com esse novo padrão estão previstos para 2018 e, vale notar, aparelhos que não forem compatíveis como o Wi-Fi HaLow não poderão tirar proveito de suas novidades.

A velocidade máxima e a quantidade de dados que pode ser transmitida de uma vez nesse novo tipo de conexão não foram informadas até o momento.

A Wi-Fi Alliance não deixa explícita a intenção de substituir o Bluetooth com esse novo tipo de conexão, mas fica implícito que a aplicação da novidade é semelhante.

Para isso, o novo padrão de Wi-Fi promete também ser mais econômico na gestão de energia, já que gadgets para internet das coisas, como os beacons, precisam funcionar com uma única carga por muito tempo.

Com isso, a Wi-Fi Allicance afirma que será possível criar um ambiente conectado na sua casa, no seu carro ou mesmo na sua cidade.

Tópicos: Internet, Wi-Fi