Aguarde...

Games | 07/06/2011 14:41

Wii U: Nintendo lança o console sucessor do Wii

Wii-U tem formato semelhante a um tablet e privilegia a interação do touchsreen diretamente com a TV

Reprodução

Wii U

Nintendo apresenta o Wii U, o sucessor do Wii

São Paulo - Seis anos após revolucionar a indústria de games com o lançamento do Wii, a Nintendo apresenta um sucessor do console mais vendido de todos os tempos. A empresa japonesa lançou o Wii U nesta terça-feira (7) no evento anual de games E3, em Los Angeles.

Como a Nintendo conseguiu impressionar a plateia a ponto de pretender superar um sistema de game que já vendeu mais de 47 milhões de unidades somente nos Estados Unidos? Com o que mais tem agitado a indústria de tecnologia desde que Steve Jobs trouxe o iPad à luz em 2010: a aparência de um tablet.

O Wii U tem 6,2 polegadas de tela com botões e dois controles, um giroscópio, microfone e uma câmera direcionada ao usuário. A tela é touchscreen e funciona como um segundo visor para o que acontece na TV, além de fornecer informações individuais para o usuário vencer o adversário.

Em uma série de vídeos, a apresentação da Nintendo mostrou como o novo sistema permite uma interação direta entre o touchscreen e a televisão. Os games e controles para o Wii serão compatíveis com o Wii U e alguns jogos serão compatíveis em ambos. 

Apesar de ser possível utilizá-lo sem o uso da TV, o novo sistema não é um game portátil. Ele terá conexão na internet, incluindo para buscas na TV e videoconferência. A expectativa é de que a Nintendo mostre, nos próximos meses, como será a incorporação da internet nos games.

A intenção da companhia é aumentar ainda mais o recorde de vendas de games. Satoru Iwata, presidente da Nintendo, provocou os espectadores dizendo que o novo console serve para jogadores frequentes ("hardcore", foi a palavra utilizada) e para jogadores casuais.

O CEO da Electronic Arts, John Ricciteiello, também subiu ao palco para falar do Wii U. "No passar dos anos, eu fiz uma série de aparições em parcerias com consoles, mas nunca com a Nintendo. O novo console terá excelente gráficos em HD", disse Ricciteiello.

"Estamos mudando os games de 'uma coisa que você compra' para 'um lugar onde você vai', afirmou o CEO da EA em relação à expansão dos jogos para dispositivos móveis e a internet. 

O Wii U chegará às lojas entre abril e dezembro de 2012, segundo a Nintendo. 

Veja o vídeo de apresentação do Wii U:

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados