São Paulo – A Microsoft confirmou a compra do aplicativo de teclado SwiftKey, que utiliza inteligência artificial para prever as próximas palavras que serão digitadas pelo usuário. 

O valor da aquisição não foi informado oficialmente, mas uma reportagem do Financial Times diz que o acordo foi de 250 milhões de dólares.

A Microsoft já possui um aplicativo de teclado chamado Word Flow, disponível para smartphones com Windows Phone e em fase de desenvolvimento para iPhones. O SwiftKey já possui versões para aparelhos com sistemas Android e iOS, ambas gratuitas.

A equipe do SwiftKey será parte do time de pesquisa da Microsoft e levará sua tecnologia de previsão de palavras com inteligência artificial, que utiliza redes neurais em vez de algoritmos tradicionais. 

Desde que o CEO Satya Nadella assumiu o comando da Microsoft, a empresa mudou de postura em relação a sistemas operacionais concorrentes e passou a oferecer aplicativos para Android e iOS, não somente para Windows Phone.

Tópicos: Apps, Microsoft, Empresas, Tecnologia da informação, Empresas americanas, Empresas de tecnologia, Smartphones, Indústria eletroeletrônica