São Paulo - Um tribunal do México decidiu em favor da empresa mexicana de telecomunicações Ifone numa disputa contra a americana Apple pelo uso da marca Iphone. A gigante dos computadores terá que pagar uma indenização, anunciou a empresa local.

O tribunal "negou um amparo (proteção da Justiça)" à Apple em uma queixa que remonta a 2009, quando a Ifone processou a americana pela comercialização de seu aparelho com o nome Iphone, uma vez que isto confundia os usuários, pelo fato de as duas palavras serem pronunciadas da mesma forma, explicou a empresa.

Segundo o advogado da Ifone, Eduardo Gallart, a Apple terá que pagar uma indenização à empresa mexicana pelo uso da marca Iphone, mas o valor ainda não foi determinado.

A mexicana afirma operar desde 2003 com o nome Ifone - fusão das palavras "internet" e "telefone" -, para comercializar sistemas e serviços de comunicação. A Apple introduziu o Iphone no mercado mexicano em 2007.

Tópicos: Apple, Empresas, Tecnologia da informação, Empresas americanas, Empresas de tecnologia, iPhone, Smartphones, Celulares, iPhone e iPad