São Paulo – LG e Google não confirmam, e nem negam, a possibilidade de lançamento de uma quinta versão do smartphone Nexus. No início desta semana, contudo, surgiu na internet um novo indício de que o Nexus 5 vem aí: seu suposto manual caiu na web.

Publicado primeiro pelo site Android Police, o documento revela detalhes do possível smartphone, identificado como Nexus. Este documento estava disponível ao público via Scribd, mas foi retirado do ar após solicitação da LG.

O design do dispositivo que aparece desenhado neste manual lembra, não apenas o novo tipo de linha da LG, o LG G2, mas também o modelo que circulou na internet há alguns dias.

De acordo com as informações no documento, o Nexus 5 terá tela full HD de 4,9 polegadas e 2 GB de RAM, além de ser equipado com um poderoso processador de quatro núcleos.

Disponível em dois modelos, 16 GB e 32 GB de armazenamento, o smartphone contará com uma câmera principal de 8 megapixels e carregador sem fio.

Segundo notado pelo Android Police, o manual mostra ainda que o Nexus 5 teria as mesmas dimensões do modelo atual, isto é, 9,1 milímetros de espessura e 139 gramas de peso. O site, contudo, viu esta informação com desconfiança e pontuou que é improvável que o novo smartphone reúna estes mesmos números.

Ainda não há nenhum movimento que indique uma possível data de lançamento do dispositivo, mas há quem diga que o Google irá realizar o anúncio oficial do Nexus 5 ainda em outubro. Os taiwaneses do DigiTimes, por exemplo, aposta nesta ideia e crê ainda que o smartphone venha equipado com Android 4.4.

Vale lembrar que, apesar de aparentar ser um manual legítimo da LG, parceira do Google na fabricação do Nexus 4, a legitimidade do documento não foi confirmada por nenhuma das empresas envolvidas. Toda e qualquer informação envolvendo o Nexus 5, portanto, deve ser vista como mero rumor

*Matéria atualizada em 08/10/2013, às 17h00. 

Tópicos: Google, Empresas, Tecnologia da informação, Empresas americanas, Empresas de tecnologia, Empresas de internet, LG, Indústria eletroeletrônica, Empresas coreanas, Nexus, Smartphones, Rumores tech