São Paulo – O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou hoje a sua última versão da pesquisa TIC Domicílios. Ela apresenta números de tecnologia e comunicação da população brasileira.

A notícia mais importante dessa nova versão é que no ano passado, pela primeira vez, mais da metade dos brasileiros foram classificados como usuários de internet. Outro ponto importante é que 42,5 milhões de brasileiros acessam a internet usando celulares.

Na pesquisa divulgada, 51% dos entrevistados havia acessado a internet nos últimos três meses. Esse é um parâmetro usado internacionalmente para definir alguém como usuário de internet. O número bruto, portanto, é de 85,9 milhões de usuários de internet no Brasil.

Tomando como base pelo menos um acesso à internet na vida (mesmo que anterior aos três meses anteriores à pesquisa), a fatia sobe para 58%. A porção de pessoas que nunca entraram na internet, portanto, fica em 42%.

Entre os motivos para nunca ter acessado a rede, as respostas mais citadas foram: falta de habilidade com computador, falta de necessidade ou interesse e falta de condição de pagar pelo acesso.

A pesquisa também extrai números sobre domicílios—os números anteriores eram sobre indivíduos. De acordo com a pesquisa TIC 2013, 49% dos domicílios brasileiros têm um computador em casa. Nessa categoria estão computadores de mesa, notebooks o tablets.

A presença de computador é muito maior nas regiões urbanas, com 53% de casas com computadores. Nas áreas rurais, 21% das casas contam com uma máquina. O número bruto de domicílios com computadores no Brasil é de 30,6 milhões de casa.

A pesquisa TIC foi realizada entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014. As entrevistas foram realizadas em 16,887 domicílios de 350 municípios brasileiros.

Celulares

A pesquisa também focou em uso de telefones celulares. De acordo com os números, 82% dos brasileiros têm um aparelho celular. São 137 milhões de brasileiros que têm um celular.

Desses, 31% usaram internet no celular nos últimos três meses. Isso representa um total de 42,5 milhões de brasileiros acessando a internet usando um dispositivo móvel.

As principais atividades feitas usando um celular são sem a necessidade de acesso à internet, como fazer ligações, enviar mensagens SMS, tirar fotos e ouvir músicas.

Mas algumas que figuram entre as principais usam conexão à internet. Acessar redes sociais é uma atividade feita por 30% dos donos de celulares. Navegar em sites é algo feito por 23% deles.

Tópicos: Computadores, Comunicações, Notebooks, Tablets, Tecnologia