São Paulo – A Lego Education anunciou uma nova versão para o seu kit de robótica para crianças que estudam no nível fundamental. Apresentado na mostra de tecnologia de Las Vegas, a CES 2016, o produto chamado WeDo 2.0 vem com 280 peças e consiste em um dispositivo wireless que pode ser contrado por um tablet ou computador.

No aplicativo, as crianças podem ter o primeiro contato com programação aplicada à robótica.

O kit conta com um bloco de construção eletrônico, parte do Lego Power Functions, que é a nova plataforma de tecnologia da Lego Education; dois sensores, um de movimento e um para curvas; e um Smarthub com conexão Bluetooth que liga os sensores a um PC ou tablet.

A programação acontece por meio de uma interface parecida com a que vemos em computadores: basta clicar e arrastar para começar a criação do programa que vai controlar o brinquedo. Mas também é possível ignorar esse recurso e programar por conta própria, caso você tenha esse conhecimento.

O WeDo 2.0 está à venda nos Estados Unidos a partir de hoje e seu preço é de 160 dólares. Há também um pacote voltado para escolas que oferece 24 unidades por 2.260 dólares.

A versão anterior do WeDo foi lançada em 2009 e não tem os mesmos recursos wireless.

No Brasil, a Lego vende o Mindstorms, um kit de robótica mais avançado e voltado para estudantes do ensino médio. Ele pode ser encontrado com preço médio de 2.500 reais.

Tópicos: Lego, Robótica