Aguarde...

Júri | 16/04/2012 18:34

Julgamento Oracle-Google pode revelar detalhes financeiros

Processo pode revelar detalhes sobre o sistema operacional mobile Android

Dan Levine, da

osde8info/Flickr

Robô do Android

A Oracle processou o Google em agosto de 2010 sobre sete patentes e reclamações de direitos autorais sobre a linguagem de programação Java no sistema da empresa

São Francisco - A seleção do júri em uma disputa de alta importância sobre a tecnologia de smartphones entre a Oracle e o Google começou na manhã desta segunda-feira, dando início ao julgamento que poderá revelar detalhes financeiros sobre o sistema operacional Android.

A Oracle processou o Google em agosto de 2010 sobre sete patentes e reclamações de direitos autorais sobre a linguagem de programação Java. De acordo com a Oracle, o sistema operacional Android, do Google, ignora os direitos de propriedade intelectual do Java, que foi adquirido quando a empresa comprou a Sun Microsystems.

O Google afirma que não viola as patentes da Oracle, e que a Oracle não pode ter os direitos autorais sobre certas partes do Java.

O julgamento diante do juiz distrital William Alsup em San Francisco é esperado durar pelo menos oito semanas. Dezenas de jurados em potencial estiveram presentes no tribunal na segunda-feira pela manhã.

Antes deles chegarem, Alsup alertou ambas as companhias que ele não intencionava manter em segredo informações financeiras confidenciais.

"Este é um julgamento público", disse ele.

A Oracle afirmou no domingo, em um documento judicial, que esperava que seu presidente-executivo, Larry Ellison, e o presidente-executivo do Google, Larry Page, estejam entre as principais testemunhas.

O advogado da Oracle, Michael Jacobs, afirmou nesta segunda-feira que Ellison estava disposto a citar que o Java foi a razão mais importante pela qual a companhia comprou a Sun.

O testemunho de Page, uma figura bem mais reclusa que Ellison, poderia incluir detalhes sobre o plano de negócios do Google e sua estratégia de marketing para o Android, incluindo a Motorola Mobility, sua mais recente aquisição, mostra a lista de testemunhas.

O julgamento terá três fases: responsabilidade de direitos autorais, pedidos de patentes e danos. Page também pode testemunhar sobre projeções de receitas e lucros para o Android, incluindo as receitas de publicidade, disse a lista de testemunhas.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados