São Paulo -- Os usuários norte-americanos e canadenses do aplicativo móvel Foursquare, espécie de rede social baseada em localização, terão acesso em tempo real a ofertas do site de vendas coletivas Groupon que existam ao seu redor.

O conteúdo está disponível para usuários de Chicago, nos EUA, desde a última sexta-feira, 29, de acordo com o site Mashable, e irá se expandir para o resto daquele país e para o Canadá em breve. O Groupon não é o primeiro parceiro de promoções comerciais do Foursquare. Pelo menos outros cinco serviços firmaram acordos semelhantes nos EUA: LivingSocial, Gilt City, AT&T Interactive, BuyWithMe e Zozi.

Ao mesmo tempo em que o Foursquare corre para agregar conteúdos comerciais à sua rede, os próprios sites de vendas coletivas lançam seus aplicativos móveis individuais, nos quais os clientes encontram as ofertas mais próximas em um mapa, de acordo com sua localização. No Brasil, Groupon e Peixe Urbano fizeram isso, por exemplo.

Há, também, aplicativos independentes, como o brasileiro Aponta Ofertas, para iPhone, Blackberry e Android. Esse programa agrega, em um mapa na tela do smartphone, as ofertas de vários sites de compras coletivas ao mesmo tempo. Na prática, cabe ao consumidor escolher seu app preferido. Mas se, para os sites de venda coletiva, a mobilidade é apenas uma ferramenta adicional para agradar seus clientes, para o Foursquare ela representa a essência da sua existência. Quanto mais conteúdo disponível em sua rede, mais importante ela se torna no dia a dia de seus usuários.

Tópicos: Compras coletivas, Comércio eletrônico, Groupon, Empresas, Comércio, Empresas de internet, Localização, Mapas, Internet, Redes sociais