São Paulo - O Google divulgou a construção de um cabo submarino de fibra óptica para conectar o Brasil aos Estados Unidos.

A estrutura tem mais de 10 mil km de extensão e ligará Boca Raton, na Flórida, Estados Unidos, as duas cidades litorâneas brasileiras: Fortaleza e Santos.

Um consórcio multinacional entre o Google, Algar Telecom (Brasil), Anatel (do Uruguai), e a Angola Cables irá construir e fazer a manutenção de todo o sistema.

"Com quase 300 milhões de usuários de internet, a América Latina tem hoje um número maior de pessoas online do que offline. À medida em que mais pessoas entram na rede, aumenta a necessidade de adicionar capacidade à infraestrutura que mantém a internet funcionando, para que todos possam ter uma experiência online rápida, segura e útil", declarou Cristian Ramos, gerente de parcerias de desenvolvimento de infraestrutura de internet para a América Latina, no blog do Google.

É a primeira vez que a América Latina recebe este tipo de investimento estrutural.

Mas, em 2008, o Google fez um investimento parecido com um sistema de cabo chamado Unity, para conectar os Estados Unidos ao Japão.

Tópicos: Fibra óptica, Google, Empresas, Tecnologia da informação, Empresas americanas, Empresas de tecnologia, Empresas de internet, Investimentos de empresas, Tecnologia