São Francisco - O Google revelou novos recursos e tecnologias para acelerar suas buscas na Web e tornar o uso do sistema mais fácil conforme aumentam os acessos de aparelhos móveis à Internet.

Em pronunciamento realizado em San Francisco na terça-feira, o Google fez demonstrações de um novo recurso chamado Instant Pages, que permite que certas páginas da Web apareçam em um navegador quase instantaneamente, assim como uma versão modernizada de seu site para aparelhos móveis.

O Google, maior mecanismo de buscas na Internet, afirmou que o tráfego vindo de aparelhos móveis como smartphones quintuplicou nos últimos dois anos.

"Todos nós vemos o tráfego de aparelhos móveis crescer mais que o de PCs", disse Amit Singhal, do Google.

Singhal disse que o uso crescente de aparelhos móveis beneficia o Google ao permitir que pessoas continuem fazendo buscas na Internet em momentos nos quais as buscas em PCs costumam diminuir, como após as 21 horas, durante fins de semana e os meses de verão.

"Não há crises durante o verão" nas buscas em aparelhos móveis, disse.

Mas o evento realizado pelo Google --que a companhia afirmou ser uma chance de ver novas tecnologias e descobrir a "visão" do Google para o setor de buscas-- mostrou poucos recursos para unir elementos de redes sociais a resultados de buscas.

"É o grande calcanhar de Aquiles deles", disse Colin Gillis, da BGC Partner, sobre as funções de redes sociais fornecidas pelo Google.

Alguns acreditam que a posição do Google no centro do universo da Internet não é tão segura hoje quanto foi no passado, conforme uma nova geração de aparelhos móveis com recursos avançados de computação mudam os hábitos de navegação de consumidores. O Google também é ameaçado na medida em que redes sociais em rápida ascensão como Facebook e Twitter ficam mais populares.

A ação do Google acumula queda de cerca de 15 por cento desde o início do ano.

Tópicos: Busca, Google, Empresas, Tecnologia da informação, Empresas americanas, Empresas de tecnologia, Empresas de internet, Smartphones, Indústria eletroeletrônica