São Paulo – O Google anunciou nesta semana o lançamento de um site de esportes. Chamada O Brasil Inteiro Joga, a página reúne vídeos de produtores de canais do YouTube e joguinhos de esportes olímpicos.

A diferença para sites simples dedicados às Olimpíadas é que os conteúdos do O Brasil Inteiro Joga irão para toda a web, por conta das parcerias que o Google tem com sites e canais de grande audiência. 

Blogueiros e produtores de vídeos para o YouTube poderão oferecer os joguinhos ao seu público por meio da plataforma de anúncios AdSense, que pertence ao Google e é usada por milhões de internautas, visando monetizar seu espaço online com publicidade automática ou personalizada. 

A empresa, em si, não é patrocinadora oficial das Olimpíadas no Rio, mas ela lança o projeto em parceria com quatro financiadoras do evento: Claro, Nissan Skol e Visa. 

Nessa primeira fase do projeto, cinco jogos foram lançados. Eles podem ser acessados tanto na página do O Brasil Inteiro Joga, quanto em anúncios dentro de sites. 

O Google planeja lançar dois jogos por semana até o início das Olimpíadas, em agosto. No total, serão 42, segundo Felipe Morales, produtor executivo do The Zoo, departamento do Google que trabalha com agências e marcas para explorar de forma criativa o potencial das plataformas do Google.

"As Olimpíadas são um pico de audiência, assim como um campeonato mundial de voleibol. A procura por conteúdos vai aumentar bastante nesse período", declarou Morales.

Ele explica que a estratégia do Google foi conversar com donos de canais de grande audiência e com público recorrente para estimular a produção de conteúdos relacionados às Olimpíadas. O detalhe: esses parceiros não devem falar prioritariamente sobre esportes no dia a dia. 

"Por exemplo, um canal de culinária ensina a fazer um hambúrguer de 7 mil calorias, que é o quanto o Michael Phelps consome em um dia de treino", conta Morales. "Para o brasileiro, o Google acredita que o esporte não seja só uma atividade, mas, sim, um estilo de vida", finaliza.

O Google preparou o vídeo de divulgação abaixo para apresentar a iniciativa do O Brasil Inteiro Joga. Confira.

Tópicos: Google, Empresas, Tecnologia da informação, Empresas americanas, Empresas de tecnologia, Empresas de internet, Olimpíada 2016, Olimpíadas, Esportes, Publicidade, Rio de Janeiro, Cidades brasileiras, Metrópoles globais, Internet, Serviços online, YouTube