Aguarde...

Android | 13/01/2011 10:55

Google libera aplicativo para celular que faz tradução em voz em tempo real

Recurso, disponível para smartphones com Android, por enquanto funciona apenas com inglês e espanhol

Reprodução/Google

Google Translate - IFA 2010

Hugo Barra demonstra o funcionamento do recurso em feira na Alemanha

São Paulo – Completando um ano neste mês, o aplicativo Google Translate para Android recebeu uma atualização na quarta-feira (12) que libera aos usuários a ferramenta “Conversation Mode” (modo de conversa), ainda em fase de testes. O recurso traduz, em tempo real, uma conversa em voz feita entre duas pessoas em línguas diferentes e “fala” as frases traduzidas para ambos os idiomas, como um intérprete.

Por enquanto, o modo de conversa funciona apenas entre inglês e espanhol. Quando um falante de inglês diz alguma frase, o aplicativo imediatamente repete a informação em espanhol. Da mesma forma, quando o falante de espanhol responde, a fala é convertida para o inglês. A intenção é que, mesmo falando idiomas distintos, os interlocutores consigam estabelecer uma conversa natural.

O Google explica que, como o sistema ainda está em estágio “alfa”, sotaques regionais, ruídos de fundo ou falas muito rápidas podem dificultar a compreensão por parte do software do que está sendo falado. “Mas mesmo com essas ressalvas, estamos animados com a promessa que esta tecnologia tem de ajudar a conectar pessoas independentemente dos idiomas”, declara Awaneesh Verma, gerente de produto da companhia.

Em setembro do ano passado, o diretor de produtos mobile do Google, o brasileiro Hugo Barra, já havia demonstrado o funcionamento do programa na feira IFA, em Berlim. Na ocasião, o modo de conversação foi utilizado para traduzir um diálogo feito em inglês e em alemão, e algumas das frases tiveram erro de tradução. Veja o vídeo.

Além do inglês e do espanhol outros 13 idiomas permitem a tradução por comando de voz, sem a necessidade de digitação – nestes casos, porém, sem o modo de conversação. O aplicativo Google Translate para Android ainda ganhou outras melhorias como a romanização de caracteres não-romanos. Ao todo, o sistema é capaz de traduzir 53 línguas, e roda em dispositivos com a versão 2.1 do Android ou superior. O download pode ser feito na Android Market por meio da busca por “Google Translate”.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados