O Google anunciou ontem seu novo smartphone Nexus 5 e a nova versão do Android, o KitKat, que está mais eficiente e poderá rodar em uma ampla variedade de dispositivos antigos.

No entanto, nem todos os aparelhos considerados “Android puro” receberão a nova plataforma. O Google afirmou que o modelo Galaxy Nexus (no Brasil vendido como Galaxy X) não será atualizado para o novo Android 4.4 KitKat.

O Galaxy Nexus foi lançado no final de 2011 e esta é a justificativa do Google para não atualizar o aparelho: ele seria muito velho. A empresa diz estar comprometida a atualizar somente os modelos Nexus que tenham sido lançados há até 18 meses.

Porém, o Galaxy Nexus possui uma configuração que poderia rodar o novo software sem problemas, uma vez que o Android KitKat poderá ser instalado em aparelhos com 512MB de RAM - o Galaxy Nexus possui 1GB de RAM.

Segundo o Google, o problema do Galaxy Nexus também seria o fato do aparelho utilizar um processador fabricado pela Texas Instruments, que atualmente não desenvolve mais chips para smartphones.

Desta forma, algumas funcionalidades do Android 4.4 poderiam não ter o desempenho desejado pela empresa.

Tópicos: Google, Android, Empresas, Tecnologia da informação, Empresas americanas, Empresas de tecnologia, Empresas de internet, Nexus, Smartphones