São Paulo — O Facebook anunciou três novidades nestas quarta-feira. A mais importante é que a rede social passará a ter, integrado, o recurso de bate-papo com vídeo do Skype. Além disso, conversas por texto podem, agora, ser feitas em grupo. E há, ainda, mudanças no aspecto visual das páginas do site. As novidades parecem ser um contra-ataque ao Google, que vem atraindo atenção com sua nova rede social Google+, aberta há cerca de uma semana.

Tanto o chat com vídeo como as conversas em grupo podem ser iniciados na lista de contatos de bate-papo do Facebook .Quando a opção de conversa com vídeo é escolhida, uma janela se abre com a imagem captada pela webcam do contato, permitindo a conversa. Também na lista de contatos de bate-papo, há a opção de acrescentar alguém a uma conversa por texto, transformando-a num chat em grupo. A principal mudança no design do site é uma nova barra lateral onde vão aparecer os contatos com os quais a pessoa se comunica mais frequentemente.

Ao apresentar as novidades, Mark Zuckerberg soltou algumas farpas em direção ao rival Google: “Nós nos associamos às empresas que fazem o melhor em suas respectivas áreas de atuação. É diferente de certas companhias da internet que preferem fazer tudo sozinhas”, disse ele. A frase é uma clara referência ao Google+, que possui seu próprio recurso de chat com vídeo, o Hangout. O Facebook já fez acordos antes com o Yahoo! e com a Microsoft, que agora está em processo de aquisição do Skype.

O Skype tem 124 milhões de usuários que se conectam ao serviço pelo menos uma vez por mês, e 560 milhões de pessoas registradas. Esse número deverá se somar aos 750 milhões de usuários do Facebook que, agora, poderão usar o serviço dentro da rede social. Isso poderá ser feito sem que seja necessário instalar o aplicativo do Skype no computador.

Quando Zuckerberg primeiro mencionou o anúncio de hoje, na semana passada, ele disse que haveria novidades “incríveis”. Na verdade, nenhuma das três novidades anunciadas é inéditas. Chat em grupo e conversas com vídeo já estão disponíveis em serviços como o Windows Live Messenger, o FaceTime da Apple, o Google+ e o próprio Skype.

Segundo o Facebook, os novos recursos começam a ficar disponíveis hoje para alguns usuários. Ao longo das próximas semanas, serão liberados em todos os cerca de 70 idiomas em que o Facebook está disponível. Até o momento, as novidades não aparecem para os brasileiros. Mas quem quiser experimentar o chat com vídeo pode fazê-lo numa página específica.

Tópicos: Facebook, Redes sociais, Empresas, Internet, Empresas americanas, Empresas de tecnologia, Empresas de internet, Skype, VoiP, Vídeos