São Paulo -- Como deixar uma foto em preto e branco cheia de cores? Com a ciência. O vídeo abaixo faz parte de uma reportagem que foi ao ar recentemente no canal inglês BBC Four. Durante o programa, uma cientista mostra como uma simples ilusão de ótica pode enganar o cérebro a ponto de colorir uma imagem.

Para que isso aconteça, a imagem original é colorida em tons alaranjados e violetas. É preciso fixar o olhar nessa imagem colorida artificialmente por alguns segundos. Depois disso, quando a foto em preto e branco volta a aparecer, o cérebro percebe a paisagem cheia de cores.

Como isso pode acontecer? Os olhos humanos têm cones capazes de perceber as cores. Os cones são as células que reconhecem as cores azul, verde e vermelho. Quando super expostos a apenas uma cor, um deles deixa de responder.

Desse modo, os outros dois "se atrapalham" e mostram cores opostas ou complementares da imagem -- por exemplo, em vez de ver a cor vermelha, os cones irão ver a cor verde. Como o cérebro é rápido, essa distração acontece por apenas alguns segundos até os cones perceberem a cor original.

A reportagem fazia parte de um especial sobre cores do canal. Aliás, reconheceu o vestido azul e preto que a jornalista usa? Ou seria branco e dourado?

Assista ao vídeo abaixo (em inglês) e siga os passos da jornalista para ver a imagem colorida.

Tópicos: Ciência, Fotografia, Vídeos