Aguarde...

Rede social | 13/11/2013 17:36

Evento no Facebook promete dinheiro fácil, mas leva a vírus

Evento “Oportunidade: Google paga R$160 por hora para trabalhar em Casa!” oferece aos usuários da rede social uma chance de ganhar a vida fazendo home-office

Gustavo Gusmão, de

Reprodução

Evento no Facebook promete dinheiro fácil, mas leva a vírus

Evento no Facebook promete dinheiro fácil, mas leva a vírus: tática de usar uma oferta como essa não é nada nova, e está presente em inúmeros anúncios pela internet

Mais de 60 mil pessoas já confirmaram presença e outras 8 milhões foram convidadas para um evento suspeito no Facebook. Iniciado hoje, ao meio-dia, o “Oportunidade: Google paga R$160 por hora para trabalhar em Casa!” oferece aos usuários da rede social uma chance de ganhar a vida fazendo home-office – mas não passa de uma grande cilada.

Organizado pelo perfil Gazeta da Web – nome que passa um pouco de credibilidade –, o evento apresenta logo de cara o link para a tal “oportunidade”.

O endereço mostrado é, aparentemente, do Drive (googledrive.com), mas um clique nele o redireciona para outra página, da própria Gazeta – uma tática esperta, que usa o serviço do Google como um host para HTML estático.

Pelas reclamações dos usuários, o site instala um plug-in automaticamente no navegador.

A infecção faz com que links para o mesmo endereço, com essa mesma oferta, sejam compartilhados nas linhas do tempo de todos os usuários que clicaram. Assim, gera-se uma “corrente”, como as de spams que se espalham por e-mails.

A tática de usar uma oferta como essa não é nada nova, e está presente em inúmeros anúncios pela internet, além de já ter aparecido no próprio Facebook.

Portanto, o aviso é o mesmo: sempre que uma “oportunidade” do tipo aparecer, desconfie e pesquise. Não clique no link, já que os riscos de uma infecção são enormes.

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados