São Paulo - Quem viveu nos anos 1990 deve se lembrar do famoso "bichinho virtual". O eletrônico, que foi febre na época, simulava um animal de estimação que necessitava de cuidados como alimentação, descanso e exercícios físicos.

Para aqueles que querem matar a saudade do game, a dupla de criativos Lui Lima e Rômulo Caballero, da FCB Brasil, estão lançando um novo aplicativo com um ursinho que também requer cuidados para se manter saudável.

"Jack – O Urso Polar Atleta" pode funcionar como uma versão fitness do ursinho virtual, já que o app requer que seu dono se exercite para manter o personagem saudável.

Voltado para crianças e adolescentes, o objetivo do app é incentivá-los a terem um estilo de vida mais ativo.

Os usuários terão que fazer exercícios que podem ser rastreados pelos sensores de movimento e GPS do celular. Por exemplo, quando Jack quiser dar uma caminhada, o dono do pet terá que andar também - com o GPS do aparelho, o app será capaz de dizer se o usuário está andando de verdade.

Quando um exercício é realizado corretamente, "Happy Coins" serão conquistadas. Essas moedas podem ser usadas para comprar comida saudável para o ursinho ou mesmo para desbloquear itens especiais - motivando a criança a ser mais ativa.

O projeto está no Kickstarter, onde é possível colaborar e contribuir para o seu lançamento.

"Exercícios podem ser divertidos. A maneira que as pessoas falam sobre isso para as crianças faz com que elas pensem que é algo chato. Jack é uma ótima maneira de motivar crianças e adolescentes para que eles se exercitem regularmente enquanto se divertem. Eles vão cuidar da saúde de Jack enquanto cuidam de sua própria saúde", diz Lui Lima, um dos criadores de Jack.

Tópicos: Animais, Apps, Crianças, Games, Internet, Tecnologia