A Linux Foundation iniciou nesta semana uma parceria com o edX, site educacional mantido pela Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT). A ideia é disponibilizar, gratuitamente, cursos relacionados ao sistema operacional – e o primeiro será o “Introduction to Linux”, antes vendido por 2.400 dólares no site da fundação.

As aulas serão totalmente em inglês, no entanto, mas ficarão disponíveis para interessados do mundo todo. Basta, para isso, fazer o cadastro na plataforma e confirmar o endereço de e-mail. Uma tela para busca de cursos aparecerá logo em seguida, e vários outros, de diferentes áreas, também estarão acessíveis. Se quiser ir direto para o do SO, clique aqui.

O curso “Introduction to Linux”, como o nome sugere, serve como uma introdução completa para o sistema operacional de código aberto. Ele será iniciado no terceiro trimestre deste ano, embora ainda não haja uma data definida, e tem duração estimada de 40 a 60 horas. Como a página informa, não são necessários pré-requisitos para participar.

Ao ArsTechnica, a diretora de comunicações da Linux Foundation Jennifer Cloer afirmou que mais de 2.500 pessoas se inscreveram para as aulas nas primeiras 24 horas. Esse número alto de interessados poderá optar tanto por participar de todo o treinamento – que rende um certificado de conclusão gratuito – quanto por simplesmente acessar o material completo.

Antes de ser disponibilizado de graça, o “Introdction to Linux” fazia parte de uma extensa variedade de cursos dados pela Linux Foundation, todas ainda disponíveis no site dela. Dar acesso gratuito a ele, segundo informou a fundação em um comunicado, é uma forma de aumentar a “gama de profissionais de Linux talentosos”, o que deve ajudar na missão de fazer o sistema operacional avançar. Aliás, dependendo do sucesso dessa primeira experiência, novos treinamentos podem chegar ao edX.

 

Tópicos: Cursos, Linux, Parcerias empresariais