São Paulo – O consumo de vídeos em aplicativos de canais de TVs em iPhones e iPads diminuiu em 2015, apresentando queda de 20% em relação ao ano anterior. Em contrapartida, houve um aumento de 31% no uso de set-top boxes, como a Apple TV. 

De acordo com relatório da Adobe Digital Index referente ao último trimestre, os dispositivos iOS apresentaram queda de 12% no consumo desse tipo de conteúdo televisivo. Na set-up box chamada Roku (vendida nos EUA, mas não no Brasil), o aumento no mesmo período foi de 14%.    

Apesar da diminuição no uso de iPhones e iPads para consumir vídeos, o iOS ainda é a plataforma mais usada (36%), seguida por navegadores de internet (24%), pelas set-top boxes (21%) e, por fim, pelo sistema Android (18%).  

Globalmente, o uso de aparelhos como a Apple TV ou o Roku parar assistir conteúdos televisivos via streaming ainda tem uma baixa adoção. Segundo a Adobe, 17,4% das casas têm aparelhos como esses. Ainda assim, a empresa diz que já é hora de avaliar a plataforma para a veiculação de conteúdos publicitários. 

"Neste momento, a maior parte das propagandas e das interações ainda ocorre na televisão tradicional, mas a TV Everywhere [nome que engloba todas as plataformas de exibição de conteúdos televisivos] não deve ser ignorada", afirmou Becky Tasker, analista do Adobe Digital Index.

Tópicos: iOS, Apple, iPad, Tablets, iPhone e iPad, iPhone, Smartphones, Celulares, TV, TV Online, Vídeos