São Paulo -- Após uma década de idas e vindas, o governo brasileiro escolheu o caça Gripen NG, da sueca Saab, para reequipar a Força Aérea Brasileira. Veja alguns detalhes sobre esse avião de combate, que é um dos mais avançados do mundo.

O Gripen NG é uma nova versão (o NG vem de “new generation”) do JAS 39 Gripen, caça leve multiuso empregado pela força aérea sueca desde 1997. Esse avião também foi vendido a países como África do Sul, República Checa e Hungria.

Alguns de seus atrativos estão nos equipamentos eletrônicos. Como outros aviões de combate modernos, o Gripen NG funciona em rede, comunicando-se o tempo todo com satélites, postos de comando em terra e outros aviões.

O caça tem um radar com antena basculante que varre o espaço aéreo em volta. Tem também sensores de raios infravermelhos e câmeras que vasculham o terreno abaixo. O piloto vê as imagens e informações captadas no painel de comando e numa tela integrada ao capacete. 

As imagens são compartilhadas com outros aviões e com a base. Assim, uma informação obtida por um dos pilotos fica disponível também para o restante da esquadrilha. 

Tanto as transmissões de dados como as conversas faladas são criptografadas para evitar que sejam interceptadas pelo inimigo.

Por fora, o Gripen NG tem desenho incomum, com o estabilizador horizontal à frente da asa. É a configuração conhecida como “canard” (pato, em francês). É um avião pequeno, com 14 metros de comprimento e um único motor General Electric F414G.

Sua velocidade máxima é duas vezes a velocidade do som, ou 2.450 km/h. Se fosse possível voar o tempo todo nessa velocidade, ele poderia ir de São Paulo a Brasília em menos de meia hora.

Numa configuração típica de patrulha, o Gripen NG alcança, segundo a Saab, um raio de ação de 1.300 quilômetros. Para ir além desse limite, pode ser reabastecido no ar.

A Saab diz que o Gripen NG é capaz de pousar numa pista de 500 metros, curta para um caça supersônico. Também diz que o motor pode ser trocado em apenas uma hora em caso de necessidade.

A empresa afirma, ainda, que é possível reconfigurar a aeronave com diferentes tipos de armamentos e tanques de combustível em poucos minutos. O avião pode transportar uma variedade de mísseis ar-terra e ar-ar.

Este vídeo publicitário da Saab (em inglês) mostra o Gripen NG em ação numa guerra fictícia:

Tópicos: Aeronáutica, Veículos, Aviões, Transportes, Tecnologia, Vídeos de tecnologia