São Paulo – Em sua nona edição, a Campus Party Brasil conta com uma série de atrações, como palestras, workshops e debates. Mas o visual inusitado dos computadores dos campuseiros chama a atenção. Esses aparelhos com gabinetes modificados são chamados de "casemods" e têm formatos nada convencionais.

O analista de suporte Emerson Pedroso, 23, criou o seu casemod inspirado no personagem Goku, de Dragon Ball Z. Ao custo de 600 reais, Pedroso utilizou tinta acrílica e biscuit para criar sua obra. Foram três meses de trabalho até que tudo ficasse pronto. 

O Goku de Pedroso tem uma caixa de som na cabeça que reproduz alguns sons a partir de comandos enviados por um aplicativo para smartphones Android, que foi desenvolvido pelo próprio casemodder.

Porém, apesar de chamar a atenção de visitantes e campuseiros, ainda há quem pergunte sobre os seus casemods inspirados nos personagens do anime Pokémon. Nos últimos dois anos, Pedroso fez casemods de Lapras e de Charizard. Ele conta, em depoimento a EXAME.com, que até tinha vontade de ter trazido o antigo computador para a Campus Party deste ano, mas a dificuldade do transporte entre Rondonópolis e São Paulo o impediram.

Iron Man

Outro casemod que chamou a atenção dos visitantes do evento já faz sua quarta apacição na Campus. O computador tem o formato do personagem Homem de Ferro, da Marvel, e foi criado por Alexandre Ferreira de Souza, 41, em 2012. O gabinete tem fibra de vidro em sua construção e ele foi feito com a assistência da mãe e do filho de Souza.

Lucas Agrela/EXAME.com

Casemod do Iron Man, na Campus Party 9

Iron Man: casemod feito por Alexandre Souza

O Homem de Ferro, entretanto, não é o único casemod de Souza. Ele também trouxe para a Campus Party deste ano um em formato de personagem do desenho "Gundam", que era exibido pela TV Manchete.

Lucas Agrela/EXAME.com

Casemod Gundam, na Campus Party 9

Casemod: Gundam com 2,20 de altura está em exposição no evento realizado em SP

O casemod tem 2,20 m de altura e 6 m de largura, por conta de suas asas. Souza conta que utilizou impressão 3D para criar as mãos do "robô" e vai trabalhar para que elas possam de movimentar na próxima edição da Campus Party, que deve acontecer no ano que vem.

Star Wars

Sérgio Graças resolveu aproveitar a estreia de Star Wars VII, em dezembro do ano passado, e transformou seu computador em um R2-D2, o robô de Luke Skywalker. Ele conta que o casemod foi feito com EVA, PVC e MDF.

Lucas Agrela/EXAME.com

Casemod de R2-D2, na Campus Party 9

R2-D2: computador tem gabinete com formato de robô de Star Wars

A nona edição da Campus Party vai até o próximo domingo. Ainda há ingressos para visitantes.

Tópicos: Campus Party, Computadores, Eventos, Feiras