Aguarde...

Espaço | 29/07/2014 21:51

Como ver a chuva de meteoros desta terça

Com até 20 meteoros por horas, a Delta Aquarídeas pode ser vista a olho nu em todo o Brasil (se as nuvens colaborarem)

ikewinski/Flickr

Chuva de meteoros Delta Aquarídeas

Chuva de meteoros Delta Aquarídeas: serão de 15 a 20 meteoros por hora

São Paulo – O céu ficará mais cintilante na noite desta terça-feira. Uma chuva de meteoros estará visível a olho nu em todo o Brasil.

Trata-se da Delta Aquarídeas, que tem seu radiante na constelação de Aquário. Esse é um fenômeno que acontece anualmente, entre os dias 14 de julho e 18 de agosto, mas que tem o seu pico justamente na madrugada de hoje para amanhã.

Segundo a American Meteor Society, de 15 a 20 meteoros podem ser vistos por hora, atingindo uma velocidade impressionante de 145 mil km/h.

Para observar não é necessário qualquer tipo de equipamento profissional, bastando olhar em direção à formação de Aquário. O fenômeno já está visível desde as 20 horas, quando as estrelas da constelação nasceram no leste.

Porém, o melhor horário para ver a chuva será quando ela começar a ir para os lados do oeste. Isso deverá ocorrer após às 3 horas da madrugada.

Para um espetáculo ainda melhor, lembre-se de procurar locais com menos interferência luminosa, ou seja, quanto mais afastado da cidade melhor. E também vale torcer para São Pedro colaborar com um céu sem muitas nuvens.

E para aqueles que não tiverem essa ajuda do clima, a NASA terá uma transmissão ao vivo do espetáculo, com início às 22h30 (horário de Brasília).


Broadcast live streaming video on Ustream

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados