Rio de Janeiro - A operadora de telefonia celular Claro, subsidiária da mexicana América Móvil, e o Bradesco, segundo maior banco privado do Brasil, anunciaram nesta quarta-feira uma ferramenta que permite fazer pagamentos, transferências e saques a partir de um smartphone.

"Meu Dinheiro Claro" é um sistema de pagamentos lançado na Futurecom, a maior feira de tecnologia da informação e telecomunicações da América Latina, que vai até amanhã no Rio de Janeiro.

O sistema permite que um aparelho celular da operadora Claro funcione como um cartão de débito para fazer compras, pagar contas, realizar transferências de dinheiro e até sacar nos caixas eletrônicos de Bradesco, segundo porta-vozes das companhias.

Por se tratar de um sistema pré-pago, o proprietário do cartão tem que ter saldo na conta bancária vinculada ao aparelho telefônico.

O sistema não exige o uso de um cartão adicional como em outros métodos de pagamento vinculados a telefones celulares já usados no Brasil.

A ferramenta é o primeiro resultado de uma associação de joint venture assinada pelas duas empresas há um ano.

O sistema será testado inicialmente nos municípios de Belford Roxo, São João de Meriti e Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro, e na cidade de Goiânia, capital de Goiás.

Dependendo dos resultados do piloto o serviço será estendido gradualmente para o resto do Brasil a partir de 2014.

Segundo o diretor de serviços de valor agregado da Claro, Alexandre Olivari, a ferramenta está dirigida aos 48% da população brasileira que não tem conta bancária.

A Claro, com 66 milhões de clientes, é a terceira maior operadora de telefonia celular do Brasil, atrás da Vivo, subsidiária da Telefônica, e da TIM, de Telecom Italia.

A Vivo já oferece há alguns meses, também de forma experimental em seis cidades do Brasil, o sistema financeiro por celular Zuum, que permite aos proprietários de smartphones com conta bancária vinculada realizar transferências e consultar o saldo bancário.

O Zuum oferece um cartão de plástico adicional que pode ser usada para retiradas em caixas eletrônicos e pagamentos em lojas associadas.

Tópicos: Bradesco, Bancos, Empresas, Empresas brasileiras, Empresas abertas, Claro, 3G, Telecomunicações, Operadoras de celular, Empresas mexicanas, Serviços, Meios de pagamento, Pagamento via celular