São Paulo – Na noite desta sexta-feira, começa o Carnaval 2016. Os usuários de smartphones, viajando ou não, têm algumas opções de aplicativos gratuitos interessantes à disposição para aproveitar esse período festivo. 

99Taxis – O app permite chamar o táxi mais próximo dentro os motoristas que utilizam essa plataforma. É possível estimar o preço da corrida e acompanhar a chegada do veículo até o ponto em que você está.  Se você consumir bebidas alcoólicas ou estiver chegando de viagem a uma nova cidade, o aplicativo pode ser útil. Há versões para Android e iOS. Vale ressaltar que o app é gratuito, mas as corridas são pagas.

Happn – Para os solteiros ou para quem está em busca de novas amizades, esse aplicativo permite conhecer pessoas novas que, em algum momento do dia, estiverem no mesmo local que você. Gratuito, o Happn, que é de uma empresa inglesa, tem São Paulo como cidade mais popular no mundo. O local com maior quantidade de combinações entre interessados é na Avenida Paulista, em São Paulo, segundo dados divulgados pela empresa durante a Campus Party 2016.

Google Maps – Além de mostrar mapas, esse aplicativo do Google para Android e iOS tem duas funções interessantes: oferecer informações sobre estabelecimentos, como bares e restaurantes, e funcionar offline. Para tirar proveito deste último recurso, é preciso fazer o download prévio de uma área, que pode ter raio de de 50 km (ainda que isso ocupe um espaço considerável no armazenamento do smartphone). Para fazer download, basta pesquisar o endereço desejado e deslizar o dedo de baixo para cima no app. Então, é preciso delimitar a área do mapa e iniciar o download. Cada mapa baixado tem duração de 30 dias no smartphone do usuário, ou seja, tempo o suficiente para usar o Maps no Carnaval. 

WeBeer – Restrito para maiores de 17 anos, esse aplicativo ajuda a encontrar amigos que estejam em um bar ou chamá-los para um determinado estabelecimento. Ele também mostra a melhor rota até o ponto de encontro. E, claro, se beber, use um app de transporte, como o 99Taxis ou o Uber.

Minha Farmácia – Esse app é recomendado para quem precisa comprar algum remédio e não quer perder tempo procurando pela farmácia mais próxima. Ele mostra em um mapa onde estão os pontos de venda e ainda oferece algumas opções de descontos para os medicamentos. O app tem versão para iOS.

Tópicos: Google, Android, Apps, Carnaval, Feriados, iOS, Rio de Janeiro, Cidades brasileiras, Metrópoles globais, Smartphones, Indústria eletroeletrônica, São Paulo