Aguarde...

Internet | 18/03/2012 17:09

China cria registro obrigatório para microblogueiros

Governo chinês passou a exigir que os microblogueiros do país informem seu nome e cédula de identidade antes de publicar

Dreamstime.com

Computador

Governo chinês passou a exigir que os microblogueiros do país informem seu nome e cédula de identidade antes de publicar

O governo chinês passou a exigir que os microblogueiros do país informem seu nome e cédula de identidade antes de publicar. Por enquanto, a medida vale apenas para os serviços de hospedagem com sede em Pequim.

O serviço de blogs mais popular do país, conhecido como Sina, informou que apenas 19 milhões dos mais de 300 milhões de usuários estava cumprindo as novas regras. Quem não se registrar pode ler os posts, mas não consegue publicar material próprio.

A China é conhecida por sua forte censura na Internet - o Twitter, por exemplo, é bloqueado no país - e sofre críticas quanto a nova regra. O governo defende o registro de usuários para "evitar disseminação de rumores", mas críticos do regime se sentem perseguidos.

As redes sociais locais são populares entre os que buscam um canal de expressão. Entretanto, a censura chinesa vigia os blogs e microblogs em busca de posts e comentários com temas políticos.
 

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados