São Paulo -- Quem consultar o calendário do iPhone nesta quinta-feira pode receber a informação de que estamos numa sexta-feira. O dia da semana é indicado errado no alto do calendário quando se segura o smartphone na posição retrato.Logo abaixo, a data aparece escrita corretamente.

EXAME.com constatou que, girando-se o iPhone 90 graus, para a posição paisagem, a falha deixa de se manifestar e 31 de outubro volta a ser quinta-feira também na indicação gráfica no alto da tela.

A data também é exibida corretamente no ícone do calendário na tela inicial do iOS. Além disso, o bug não aparece no iPad; só no iPhone (e, possivelmente, também no iPod touch).

Outro detalhe: se o calendário for configurado para iniciar a semana na segunda-feira, em vez de domingo, o bug não aparece (agradecemos ao leitor Marco Antonio Moreira da Rocha pela dica).

Esse bug no calendário da Apple vem se juntar a outro, reportado há poucos dias por usuários de alguns países. Eles notaram que o calendário mostrava o horário atual (indicado por uma linha horizontal) uma hora atrasado, apesar de o iPhone indicar o horário correto na barra superior. 

Esse bug não afeta os alertas de compromissos, que são emitidos nos horários corretos, diz o site Apple Insider. Resta esperar que a Apple corrija logo essas falhas.

Não é a primeira vez que a empresa tem dificuldades com horários e datas. Em 2011, o iOS 4 também teve falhas relacionadas com isso.

Tópicos: #fail, Apple, Empresas, Tecnologia da informação, Empresas americanas, Empresas de tecnologia, iOS, iPhone, Smartphones, Celulares, iPhone e iPad, Indústria eletroeletrônica, Software