Aguarde...

Moeda | 03/10/2013 15:06

Bitcoin impulsiona sonhos de repetir fenômeno do Twitter

Pelo menos meia dúzia de empresas que fizeram fortunas apostando desde início em empresas de tecnologia que são grandes hoje puseram seu dinheiro no Bitcoin

Stephanie Baker, da

Reprodução

Moeda virtual Bitcoin

A Bitcoin funciona através de p2p, e cada usuário gera dinheiro com um método matemático apelidado de “mineração”

Londres - Foi um encontro casual em uma praia em Ibiza, Espanha, no verão de 2012, que pode ter levado Cameron e Tyler Winklevoss a se tornarem dois dos maiores investidores em Bitcoin.

À procura de espreguiçadeiras na ilha repleta de celebridades, os gêmeos Winklevoss chegaram a David Azar, um investidor privado de Nova York que os reconheceu e ofereceu seu assento, contará a revista Bloomberg Markets em sua edição de novembro.

Azar começou a falar sobre o Bitcoin, a moeda digital que ganhou destaque neste ano por suas selvagens oscilações de preço e por despertar o interesse dos reguladores, de Nova York à Alemanha.

“Ele nos perguntou se nós estávamos pensando na moeda virtual e, na época, realmente não estávamos”, diz Cameron Winklevoss, que junto com o irmão, em 2004, processou o fundador da Facebook Inc., Mark Zuckerberg, alegando que ele tinha roubado a ideia deles para o site de rede social.

“Eu fiquei realmente fascinado com as implicações para o mundo financeiro”, diz Cameron.

Poucas semanas depois de sua permanência em Ibiza, os irmãos -- cheios de dinheiro por causa dos US$ 65 milhões que ganharam depois de resolvido o caso do Facebook em 2008 -- começaram a comprar Bitcoin.

Eles não foram os únicos pegos pelo vírus Bitcoin. Nos últimos seis meses, pelo menos meia dúzia de empresas de capital de risco, que fizeram fortunas em apostas desde o começo em empresas de tecnologia como Twitter Inc., Tumblr Inc., Skype Inc. e Spotify Ltd., puseram seu dinheiro no Bitcoin.

O Bitcoin surgiu no auge da crise financeira, em novembro de 2008, quando um programador ou um grupo de programadores conhecido apenas como “Satoshi Nakamoto” lançou um trabalho acadêmico definindo o projeto de um novo sistema de dinheiro eletrônico ponto a ponto que elimina a necessidade de lidar com terceiros, como bancos.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados