São Paulo – A Microsoft liberou a versão de testes da assistente pessoal do Windows 10, chamada Cortana, com suporte para comandos de voz em português. O recurso para computadores estava prometido para 2015, mas chegou ao final da última semana, com dois meses de atraso.

Por enquanto, a Cortana pode realizar tarefas simples, como criar lembretes inteligentes. Eles podem ter horário definido ou não e também podem ser otimizados com base na localização do usuário.

Por exemplo, você pode pedir a ela que te lembre o nome de um livro quando estiver em casa ou de fazer uma ligação de negócios quando estiver no trabalho.

Somente os Insiders, pessoas que fazem parte do programa de testes do Windows 10, têm acesso às novidades da Cortana.

Sobre o atraso do início dos testes da assistente de voz em português, a Microsoft Brasil informou o seguinte: "Estamos muito animados em trazer Cortana ao maior número de clientes possível. Novos mercados pedem um trabalho extenso e testes na voz e dados locais, e o trabalho de nossa equipe é difícil para incorporar uma customização local significativa que leve em conta o que é importante em cada país e cultura".

Após a fase de testes, o recurso deve ser liberado para todos os usuários do Windows 10. No entanto, ainda não há uma data exata para que isso ocorra.

Tópicos: Computadores, Microsoft, Empresas, Tecnologia da informação, Empresas americanas, Empresas de tecnologia, Windows, Windows 10