São Paulo – A Fast Company divulgou essa semana seu ranking anual das 50 empresas mais inovadoras do planeta. Para elaborar a lista, a revista analisou o desempenho e os negócios de dezenas de companhias de diferentes setores e cujas inovações impactaram em cenários industriais e também culturais.

Na lista geral que elege as companhias mais inovadoras do mundo, não há nenhuma surpresa no resultado. Os primeiros lugares foram dominados por empresas de tecnologia como Apple (1º lugar), Facebook (2º) e Google (3º).

A novidade ficou por conta da presença de duas brasileiras, a Bug Agentes Biológicos, na 33ª posição e a Boo-Box, na 45ª. A Bug ficou à frente de nomes como Kickstarter, rede colaborativa de inovação, e PayPal.

Mas além do ranking principal, a publicação também embarcou na onda dos emergentes e produziu listas específica sobre empresas da China, Índia e Brasil. Confira abaixo o resultado referente às empresas brasileiras mais inovadoras, sob os olhos da Fast Co.:

1 Bug Agentes Biológicos

A empresa está na primeira posição entre as mais inovadoras do país. O motivo é o uso de vespas para o controle de pragas que atacam plantações de soja e cana-de-açúcar, insumos importantíssimos para o agronegócio brasileiro. Ou seja, dispensando o uso de agrotóxicos e outros produtos químicos que protegem colheitas contra danos de pragas e parasitas.

2 Boo-box

A Boo-box foi uma das primeiras a enxergar o potencial das redes sociais como vitrine de anúncios publicitários. Fundada em 2006, hoje é um dos grandes nomes da publicidade na internet e com planos de expansão para outros países da América Latina.

3 Grupo EBX

O grupo do empresário brasileiro, e 8º homem mais rico do mundo, Eike Batista, também está no ranking. Um dos projetos principais para a consideração da empresa na lista é o Superporto de Açu, mistura entre polo industrial e logístico em construção no norte fluminense.

4 Stefanini

Empresa brasileira de TI, a Stefanini arriscou e expandiu seus negócios para a China além de preparar terreno para entrar no Japão.

5 Embraer

O quinto lugar fica a Embraer, quarta maior fabricante de aeronaves do planeta. A empresa tem planos de expansão para o espaço, com a construção do seu primeiro satélite geoestacionário – cuja velocidade de órbita é a mesma da Terra.

6 Petrobras

Definitivamente uma das maiores empresas brasileiras, a Petrobrás também foi inclusa na lista das mais inovadoras. Já consolidada em território nacional, recebeu o aval de autoridades americanas para a construção de uma plataforma de exploração de óleo e gás no país. 

7 Predicta

Os paulistanos da Predicta lançaram no ano passado uma plataforma de customização de websites, o SiteApps. Lá, desenvolvedores disponibilizam seus aplicativos, pagos ou gratuitos, e usuários escolhem o que querem usar em suas páginas. 

8 F*Hits

A primeira rede de blogs de moda do país foi criada por Alice Ferraz. O F*Hits reúne 26 páginas e tem mais de 3,5 milhões de visitantes únicos por mês. 

9 Apontador

O site brasileiro de busca local de estabelecimentos e serviços é um dos maiores do país. Conta com sete milhões de locais cadastrados e mais de 15 milhões de visitar únicas por mês. 

10 Vostu

A Vostu é a maior empresa de jogos sociais do país, com mais de 50 milhões de usuários. Segundo a Fast Co. foi a primeira a incorporar o rádio aos jogos sociais. Graças a Vostu, usuários podem ouvir música enquanto jogam, sem ter que lidar com a trilha sonora repetitiva, típica dos games. 

Tópicos: Criatividade, Ideias, Inovação, Pesquisa e desenvolvimento