São Paulo – Quem vai viajar sempre conhece outra pessoa que já esteve no destino e que pode dar algumas dicas, certo? Pois é exatamente essa a premissa do Gogobot, aplicativo social para viagens que acaba de atingir 1 milhão de usuários.

Criado pelo ex-MySpace Travis Katz, o aplicativo integra sua rede social ao Facebook e oferece a possibilidade de usar todos os contatos como consultores na hora de organizar uma viagem. Qualquer atividade no Gogobot pode ser compartilhada no Facebook, o que permite que amigos não cadastrados no app possam dar os seus palpites.

O Gogobot funciona como qualquer aplicativo social: a partir do login do Facebook, o sistema absorve as principais informações e os amigos já registrados. Para completar o perfil, o usuário pode adicionar pins em um mapa, pontuar os locais já visitados e produzir os seus próprios guias de viagem.

O mais bacana do aplicativo, porém, é a parte que permite ao usuário organizar e pesquisar sua viagem. Basta adicionar o destino e data de partida e o Gogobot apresenta todas as informações existentes em seus servidores sobre o local. Ao clicar em um restaurante, por exemplo, são apresentadas todas as informações acerca do estabelecimento, além de avaliações deixadas por outros usuários, não necessariamente amigos.

Quem tiver dúvidas específicas sobre o local que será visitado pode publicar perguntas na rede do Gogobot, e ainda pode compartilhá-las para amigos do Facebook. O app também oferece ferramentas interessantes para facilitar a montagem do itinerário. Além da pesquisa, o usuário pode navegar por guias de viagens e listas de outros viajantes. Uma maneira fácil de recolher referências para adicionar ao seu próprio guia.

Céticos não precisam enxergar os conselhos de estranhos com desconfiança, pois é possível verificar o grau de expertise de quem dá as dicas. À medida que uma pessoa aumenta o seu engajamento na rede social, irá desbloquear badges (assim como no Foursquare) que comprovam o quanto ela conhece sobre o local. 

A interface é similar ao Facebook. Apesar da enxurrada de informações que aparecem na página inicial e que dizem respeito a destinos aleatórios, é relativamente fácil de encontrar informações específicas sobre uma cidade. Basta ir até a barra de buscas, localizada na parte superior da página, e procurar diretamente.

App para iPhone

O Gogobot está disponível para download gratuito na App Store e traz algumas funcionalidades bacanas, porém um pouco manjadas, de outros aplicativos socais, como o Instagram e Foursquare.

Uma delas é a captura de imagens com a câmera do smartphone. É possível aplicar filtros para transformar a foto em um cartão postal pronto para ser compartilhado. No que diz respeito ao Foursquare, o Gogobot mobile permite que se explore as redondezas de onde o usuário está, com base nas recomendações de outros viajantes. 

Tópicos: Apps, Facebook, Redes sociais, Empresas, Internet, Empresas americanas, Empresas de tecnologia, Empresas de internet