São Paulo – Uma mudança no aplicativo do Twitter para iPhones pode acabar com a sua franquia de dados de internet móvel. A rede social começará a oferecer links do seu serviço de vídeo Periscope na linha do tempo dos usuários.

Por padrão, os conteúdos poderão ser reproduzidos por internet móvel ou por Wi-Fi. Nesse primeiro cenário, quem tem poucos dados para navegar pode ficar sem nada após uma espiada em um dos vídeos do Periscope.

Para desligar o recurso, vá até a aba de configurações do aplicativo e selecione autoplay de vídeos para desautorizar a reprodução automática pela sua rede móvel, deixando somente a opção do Wi-Fi ativa.

Reprodução/EXAME.com

Como desabilitar dados móveis de vídeos no Twitter

Twitter: veja como desabilitar recurso que permite reprodução de vídeos via internet móvel

Antes, era preciso ir até o app do Periscope para assistir aos vídeos feitos por outros usuários. Em algum momento, essa função também deve chegar aos smartphones Android, mas vale notar que os vídeos também são reproduzidos por padrão via 3G/4G no app para o sistema móvel do Google. A atualização para iOS foi lançada na última terça-feira (12) e pode ainda não ter chegado a todos os iPhones e iPads até o presente momento.

Como lembra o Quartz, o Twitter tem 320 milhões de usuários, segundo dados de outubro do ano passado, enquanto o Periscope tinha 2 milhões de usuários ativos em agosto.

Nos smartphones, outros dois serviços – além do YouTube – disputam a preferência dos usuários na hora de ver vídeos: Facebook e Snapchat.

Tópicos: Apps, Internet, Internet móvel, iPhone, Smartphones, Celulares, iPhone e iPad, Indústria eletroeletrônica, Redes sociais, Twitter, Empresas, Empresas americanas, Empresas de internet