São Paulo – O Google iniciou testes com um novo app que permite que os usuários paguem suas compras em lojas físicas automaticamente e sem precisar de senhas. Não é necessário sequer tirar o smartphone do bolso para transferir o dinheiro. 

O Hands Free, que tem versões para smartphones com sistemas Android e iOS, é um complemento do Android Pay, a solução de pagamentos via celular do Google. A ideia é que as pessoas possam realizar pagamentos em uma loja ou restaurante informando que o aplicativo será utilizado.

O porém é que os estabelecimentos comerciais precisam ter um dispositivo com o Hands Free. O atendente deve perguntar as iniciais do seu nome e a sua foto cadastrada no Hands Free irá aparecer na tela. Ao comparar a imagem com você – e com base também em informações de Wi-Fi, serviços de localização e Bluetooth do seu smartphone –, ele realiza o débito do seu cartão bancário. 

Todas as imagens exibidas no terminal de pagamento das lojas são apagadas imediatamente, segundo o Google. 

A empresa informou que tem também planos de instalar câmeras com tecnologia de reconhecimento facial nos estabelecimentos com suporte ao pagamento por meio do app.  

Por enquanto, o Hands Free só pode ser usado na área da baía de São Francisco, nos Estados Unidos. O McDonald's e outros restaurantes locais aceitam esse método de pagamento pouco usual. 

Fora o Google, a MasterCard também faz experiências de pagamentos sem senhas, por exemplo, com o uso de selfies para a autenticação de compras em lojas físicas. 

Tópicos: Google, Android, Apps, Empresas, Tecnologia da informação, Empresas americanas, Empresas de tecnologia, Empresas de internet, iOS, Pagamento via celular, Smartphones, Indústria eletroeletrônica