São Paulo - O número de compradores online de eletrônicos e linha branca (geladeira, fogão e ar condicionado) aumentou de 65,6% em 2014 para 71,9% em 2015.

Segundo uma pesquisa da CVA Solutions sobre o varejo eletrônico no Brasil, as lojas que mais se destacam são Americanas, Casas Bahia, Submarino, Extra, Magazine Luiza e Walmart.

A pesquisa aponta o "showrooming" como uma das principais tendências dos consumidores: 75,2% deles afirmam que conferem as informações nas lojas físicas e compram com preço melhor online.

O uso do e-mail marketing foi outro fator preponderante para o crescimento do e-commerce.

Dos entrevistados, 62% disseram que recebem os e-mails, 81% confirmaram terem recebido as mensagens promocionais dentro das lojas e 65% compraram por meio dessas promoções.

Ouvindo 7.359 pessoas, a pesquisa ainda constatou que a líder em "Força de Marca" (com menos rejeição entre os entrevistados) é as Lojas Americanas com 12, 9%. Casas Bahia (8,4%), Magazine Luiza (5,7%) e Extra (4,1%) e Walmart (3%) aparecem em seguida.

Lojas de expressão menor destacaram-se no índice "Valor Percebido" (custo-benefício percebido). Aqui, a Lojas Cem lidera com nota 1,053, seguida por Lojas Havan (1,050), Eletro Shopping (1,034), Walmart (1,025) e Bemol (1,024).

No entanto, quando o assunto é preço, os consumidores consideram que Lojas Americanas, Walmart, Lojas Cem e Ricardo Eletro são as melhores – todas receberam nota 8,1.

Tópicos: Consumidores, Consumo, Eletrodomésticos, Pesquisas