Nokia Lumia 625

logo-infolab

O smartphone da Nokia Lumia 625 apresenta alguns dos melhores recursos entre os aparelhos que rodam o sistema operacional Windows Phone, da Microsoft. Apesar de não ter um processador super potente, como um SnapDragon 600 ou 800, o dispositivo tem um bom desempenho na navegação de aplicativos e no multitarefa. 

As principais vantagens do produto são a sua tela grande, de 4,7 polegadas, e o suporte à rede 4G brasileira. Confira abaixo mais detalhes sobre o smartphone intermediário da Nokia.

Design

O aparelho segue o visual da linha Lumia: bordas pretas na frente, ao redor do display, e uma traseira colorida. Apesar de não ser uma versão do Lumia 620, os designs dos smartphones diferencia-se apenas pelo tamanho: 13,3 por 7,2 por 0,9 cm. Mesmo com essas dimensões, o dispositivo não é muito pesado, ele tem 160 g.

A tela do Lumia 625 é boa para assistir vídeos e digitar (especialmente com o aparelho no modo paisagem), mas falta resolução: são apenas 480 por 800 pixels, com densidade de 199p. É possível enxergar alguns pixels no display, se olharmos atentamente.Quanto à resistência, ele conta com a tecnologia Gorilla Glass 2, assim como alguns smartphones da Samsung.

Hardware e Desempenho

O Lumia 625 conta com uma configuração intermediária. Ele tem processador Qualcomm MSM8930 Snapdragon dual core com clock de 1,2 GHz, 512 MB de RAM, 8 GB de armazenamento (expansível com cartão microSD de até 64 GB), GPU Adreno 305 e acelerômetro integrado.

Quanto aos jogos, durante os testes do INFOlab, o aparelho não teve dificuldades para rodar o Asphalt 7 Heat, que é um jogo que exige bastante processamento gráfico. Não houve nenhum travamento.

Além do o pequeno aumento do clock, outro upgrade em relação ao Lumia 520 foi o Bluetooth 4.0 LE, e a principal, o suporte para LTE (4G) nas frequências 800/ 1800 / 2600. Porém, o Lumia 625 fica devendo o sensor NFC, que é encontrado no modelo 620 e 720.

Apesar do aumento de clock, por manter a memória RAM de 512 MB, o modelo segue atrás de modelos como o Lumia 820 e 920, que possuem processador dual core de 1,5 GHz e memória RAM de 1 GB.

Bateria

O Lumia 625 apresentou uma autonomia de 6h30 reproduzindo vídeos continuamente, o que é considerado um uso intenso. No cotidiano, o smartphone deve durar até o fim do dia, mas é bom ter o carregador a mão.

Câmera

A câmera do Lumia 625 não tem um resolução muito alta, mas pode ser usada sem problemas para retratar situações do cotidiano, se a ideia for compartilhar imagens nas redes sociais. Com 5 MP na câmera traseira (imagens com no máximo 592 por 1936 pixels ) e a frontal tem tecnologia VGA. Em fotos em ambientes externos, foi possível perceber pequenos ruídos em lugares sombreados, em contra partida, há uma melhor gama de cores do que a vista no modelo Lumia 720. No geral, é uma boa câmera para se ter no bolso.

O Nokia Smart Cam é um aplicativo interessante: o sensor da câmera captura uma sequência de sete fotos, selecionando automaticamente a melhor. Há modos para tirar fotos em movimento ou selecionar os melhores frames. 

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

O software da câmera também oferece um recurso que permite trocar a cabeça de uma foto em casal, por exemplo, mas só é possível fazer isso quando o aplicativo reconhecer as faces. O Lumia 625 também conta com o aplicativo Cinemagrafia, que captura imagens durante alguns segundos (cerca de seis) e monta um gif animado.

No quesito vídeo, o aparelho tem um desempenho semelhante. As imagens são capturadas com 1080p a 30 quadros por segundo. 

Considerações Finais

O Lumia 625 é um smartphone intermediário bastante completo. Seu preço, no entanto, enfrenta a concorrência de aparelhos com o Moto G, que é de 649 reais. Mas a grande vantagem do smartphone é o suporte à rede 4G nacional, um recurso que muitas fabricantes deixam de lado em produtos de baixo custo. Portanto, se você procura um bom aparelho que rode o sistema Windows Phone, esse é um dos melhores exemplares da linha Lumia. Vale notar que apesar do preço sugerido de 1.099 reais, o smartphone pode ser encontrado em diversos sites da varejo no Brasil por até 969 reais.

 

 

 

Ficha técnica

Processador Qualcomm Snapdragon S4
GPU Adreno 305
Sistema Windows Phone 8
RAM 512 MB
Armazenamento 8 GB (com suporte a microSD)
Conexões 2G, 3G, LTE (4G) , Wi-Fi, Bluetooth 4.0, GPS com A-GPS e GLONASS.
Peso 160 g
Bateria 6h30

Avaliação técnica

Prós Tela grande e suporte ao 4G brasileiro
Contras Preço alto para uma configuração intermediária
Conclusão Ótima opção de smartphone intermediário com Windows Phone
Configuração 7,5
Usabilidade 7,7
Diversão 7,7
Bateria 7,4
Design 7,6
Média 7.6
Preço R$ 799